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Ford desenvolve tecnologia anti-engarrafamentos

| Revista ACP

O Controlo de Velocidade Cruzeiro Adaptativo torna mais agradáveis as viagens em tempo de férias.

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Em Portugal, o êxodo anual de verão das famílias para os destinos de praia é um cenário bem conhecido, embora não tenha nome próprio como na Alemanha, onde tem o apelido de "Blechlawine", ou “avalanche de metal”.

Esses engarrafamentos frustrantes ou “congestionamentos fantasma”, são facilmente causados por fatores humanos, como, por exemplo, entrar no trânsito sem sinalização, distrações de condução, maus hábitos de condução e de tempos de reação, ou travagens desnecessárias. Assim que o condutor pisa o pedal de travão, pode causar uma reação em cadeia já que outros condutores podem também travar, fazendo com que o fluxo de tráfego abrande e chegue mesmo a parar.

Agora, a Ford e os investigadores da Vanderbilt University, mostraram que essas retenções podem ser reduzidas com o uso generalizado de tecnologia equipada em veículos Ford, desde o Fiesta até à Transit., como a tecnologia Controlo de Velocidade Cruzeiro Adaptativo (ACC), que permite reduzir a velocidade e acelerar automaticamente para manter o ritmo com o veículo da frente, sem fadiga ou distração.

Numa pista de testes fechada da Ford, 36 condutores simularam o tráfego normal numa auto-estrada usando a tecnologia ACC. Esses mesmos condutores, voltaram a fazer esse percurso, mas sem a tecnologia, o que significa que tiveram que travar e acelerar o veículo.

Os veículos que usaram o ACC reduziram o impacto de uma ocorrência de travagem mais do que os veículos sem a tecnologia ativada. Mesmo com apenas um em cada três veículos a usar o ACC, o teste gerou benefícios similares de redução de tráfego.

Atualmente, a Ford oferece o Controlo de Velocidade Cruzeiro Adaptativo em 80 por cento da gama de veículos comerciais e de passageiros da empresa na Europa, e com o novo Ford Focus introduziu recentemente uma versão aprimorada da tecnologia com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e a funcionalidade de Centragem na Faixa de Rodagem, para resolver, sem esforço, as situações de trânsito em pára-arranque.

Um anterior projeto de investigação conjunto financiado pela UE, liderado pelo Centro de Investigação e Inovação da Ford, em Aachen, Alemanha, concluiu que os veículos equipados com ACC e tecnologia de Aviso de Colisão Frontal poderiam ajudar a prevenir ou atenuar os efeitos de mais de 5 por cento dos acidentes rodoviários que resultam em ferimentos, poupar aos condutores mais de 3 milhões de horas por ano presos no trânsito, e reduzir o consumo de combustível de automóveis de passageiros em 3 por cento.

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