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2021 foi um ano seguro para o Euro NCAP

| Revista ACP

Entidade responsável pelos testes de segurança faz balanço de atividade do ano passado e concluiu que os automóveis estão mais seguros.   

Tal como no ano anterior, 2021 foi, em grande medida, definido pela pandemia da COVID-19. O lançamento de vacinas e o afrouxamento das medidas de confinamento trouxeram uma réstia de esperança à indústria automóvel e ajudaram a trazer de volta a confiança dos consumidores. As vendas de automóveis novos, no entanto, continuaram a ser atormentadas pela contínua escassez de chips, causando cortes nos volumes de produção e atrasos nas entregas de veículos.

O interesse dos consumidores por veículos elétricos continuou a aumentar, como demonstrado pelo número crescente de vendas em toda a Europa e pela vaga de novos modelos eletrificados e novas marcas de veículos elétricos lançados no mercado. Além de um número significativo de variantes eletrificadas ou híbridas de modelos de automóveis anteriormente classificados com motores a combustão, o Euro NCAP testou vários elétricos, com resultados mistos no que diz respeito à segurança.

Globalmente, 2021 foi um ano muito mais produtivo para o Euro NCAP do que o ano anterior. Apesar dos novos requisitos de teste sobre proteção pós-acidente, proteção contra colisões e prevenção de colisões, a maior parte dos automóveis novos satisfazia os requisitos de 5 estrelas. Mas nem todos os carros impressionaram, expondo um aparente conflito entre o cumprimento de agendas ambientais e de segurança nalgumas empresas.

A par disso, um número crescente de modelos disponibilizou tecnologia de condução assistida com vários níveis de sofisticação. Os testes realizados mostraram que esta tecnologia está a amadurecer rapidamente e a generalizar-se.

Este ano, o Euro NCAP celebra 25 anos "por carros mais seguros" e prevê um ano desafiante e atarefado.

Em 2021, o Euro NCAP divulgou 59 classificações de segurança, das quais 33 para novos modelos de automóveis testados com os protocolos mais recentes e 26 para variantes de modelos anteriormente testados.

Além disso, o Euro NCAP publicou classificações de condução assistida de mais sete automóveis equipados com Assistência de Autoestrada.

Elétricos, híbridos, plug-in e hidrogénio

Metade dos carros novos testados em 2021 eram eléctricos, híbridos (plug-in) ou movidos a pilha de combustível com hidrogénio. Além disso, o Euro NCAP estendeu as classificações de 18 carros anteriormente testados a novas variantes eléctricas e híbridas.

Airbags centrais

Entre as novas características de segurança estreadas no ano passado estão os airbags centrais, criados para mitigar as lesões provocadas por colisões laterais. Dos 33 novos carros testados, 19 já ofereciam airbags centrais para os bancos da frente como padrão.

Fichas de segurança

O aplicativo Euro Rescue contém agora fichas de salvamento de 1444 automóveis da frota automóvel europeia. Para carros eléctricos e híbridos, também já é possível descarregar gratuitamente guias de resposta de emergência em caso de acidente.

Segurança nos bancos traseiros

A maioria dos carros novos oferece limitadores de carga de correia e pré-tensores de série (89%). As fixações de tamanho I são praticamente de série nos lugares traseiros laterais, mas não estão disponíveis nos bancos centrais.

Assistência de segurança

Os melhores desempenhos foram o Subaru Outback e Nissan Qashqai, com 95% de pontuação, graças a sofisticados sistemas de Travagem de Emergência Automática, manutenção de faixa, velocidade e ainda deteção de fadiga. No final da linha ficaram o Dacia Spring (32%) e Renault ZOE (14%).

Estrelas

Globalmente, os modelos mais recentes tiveram uma pontuação muito boa com os critérios de 2021. Houve 22 automóveis classificados com 5 estrelas (69%) e 7 automóveis classificados com 4 estrelas (21%). O escalão inferior de 2, 1 e zero estrelas é inteiramente ocupado pela Renault e pela sua marca de baixo custo, a Dacia.

Condução Assistida

Após o lançamento em 2020, a Euro NCAP avaliou mais sete automóveis que oferecem Assistência em Auto-Estrada. A gama de automóveis testados demonstrou a crescente prevalência da Condução Assistida em todo o espectro de categorias de veículos. Os modelos de entrada de gama, embora oferecendo menos funcionalidades do que os sistemas mais sofisticados, ainda assim proporcionam ao condutor um nível útil de apoio, e o facto de serem disponibilizados em automóveis com grande volume de vendas mostra a direcção rumo à condução automatizada.

Globalmente, os fabricantes representados nesta ronda de testes deixaram claro o nível de apoio que os seus carros podem prestar e desencorajaram a dependência excessiva no sistema.

Dos automóveis novos vendidos em 2021, estima-se que 93% têm classificação Euro NCAP safety válida, enquanto 7% têm uma classificação expirada ou nunca foram classificados.

Nos primeiros três trimestres de 2021, cerca de 9 milhões de automóveis de passageiros foram vendidos na UE e 73% desses automóveis tinham 5 estrelas, 16% tinham uma classificação de 4 estrelas e 11% tinham uma classificação de 3 estrelas ou menos. Segundo o Euro NCAP, a maioria dos novos modelos de automóveis excede hoje substancialmente os requisitos legais de segurança e já oferece mais e melhor segurança do que aquela que será exigida por lei a partir de Julho de 2022.

As normas de melhores práticas, tais como a classificação em estrelas da Euro NCAP, têm vindo a ser cada vez mais reconhecidas em toda a Europa. Classificação de estrelas para passageiros automóveis e carrinhas comerciais ajudam os consumidores e as empresas a comparar os potencial de segurança de diferentes modelos, permitindo que a segurança seja incluída nos seus decisão de compra. Para além disso, avançam o quadro regulamentar para conduzir continuamente melhorias nas normas de segurança dos veículos.

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