ACP-BP

Pub

Sir Stirling Moss morre aos 90 anos

| Revista ACP

Um dos últimos grandes senhores da Fórmula 1 morreu este domingo, em Londres, vítima de doença prolongada.

moss

Nomeado Sir pela Rainha Isabel II de Inglaterra em 2001, Stirling Moss foi um dos grandes nomes do automobilismo mundial, em particular da Fórmula 1, onde participou em 66 Grandes Prémios, vencendo 16, dois deles em Portugal, no Circuito da Boavista (1958) e em Monsanto (1959).

Conhecido como “o melhor piloto que nunca venceu um Campeonato do Mundo”, o britânico era adorado por todos no mundo do automobilismo.

Numa entrevista dada ao Público em maio de 2009 no Porto, onde pilotou o seu Osca FS372 de 1956 no Circuito da Boavista, entre muitas outras coisas mostrou-se grato por tudo o que Fórmula 1 lhe permitiu ter, “uma qualidade de vida dez vezes superior à que têm agora pilotos como o Lewis Hamilton, que não fazem ideia do que é desfrutar da vida.” Foi também nessa conversa com o diário português que disse que sua “grande vitória foi o casamento com a Susie”, sua esposa de há 40 anos.

Foi precisamente Susie quem confirmou este domingo o falecimento de Stirling Moss, em Londres, aos 90 anos, vítima de doença prolongada. “Ele morreu como viveu. De forma maravilhosa. Simplesmente cansou-se e fechou os seus olhos lindos.”

Sir Stirling Moss foi um dos sete grandes nomes da dos desportos motorizados de todo o mundo a ser nomeado Sir. O primeiro foi Henry Segrave (1929), conhecido pelos vários recordes de velocidade batidos em mar e em terra, Malcolm Campbell (1931), também famoso por quebrar recorde de velocidade em mar e em terra e vencedor dos Grandes Prémios de Bolonha de 1927 e 1928, Jack Brabham (1978), Franck Williams (1999), Jackie Stewart (2001) e Patrick Head (2015), estes quatro a serem nomes incontornáveis da categoria rainha do automobilismo.

scroll up