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Recorde de altitude em quatro rodas

| Revista ACP

Dois Unimog U5023 bateram o recorde de altitude para veículos de 4 rodas ao escalarem 6.694 metros do Ojos Salado.

https://youtu.be/2yQmLrBLpiw

Não se trata de mais uma escalada de sucesso ao Everest. A cordilheira não é a mesma, tão pouco o continente, nem sequer estamos a falar de uma montanha, mas sim o vulcão mais alto do mundo em atividade. Também não estamos a falar de alpinistas, mas sim dos famosos Unimog, da Mercedes, o que, muito provavelmente, faz com que esta escalada seja o equivalente do Evereste para veículos motorizados de quatro rodas.

Mundialmente reconhecidos comos os veículos de todo-terreno de eleição para as mais exigentes expedições científicas, estes pequenos camiões da Mercedes já circularam pelas paisagens mais inóspitas do globo e agora estabeleceram um novo recorde.

Os dois Unimog U5023 foram usados pela Extrem Events de Matthias Jeschke para instalarem quatro estações de rádio de emergência no Ojos Salado, o vulcão ativo mais alto do mundo, no Chile. Os equipamentos, que visam ajudar alpinistas e exploradores na encosta do vulcão em situações de emergência, foram montados a várias altitudes até uma altitude máxima de 6.100 metros, onde se encontra o campo de altitude Amistad.

Mas tal não foi o bastante para a equipa de Jeschke, que decidiu ir mais longe e bater o recorde mundial de altitude para veículos com rodas. A equipa de dez elementos escalou mais 594 metros para atingir os 6.694 metros de altitude. O mesmo é dizer que ficaram a “meros” 199 metros do pico deste vulcão do Deserto do Atacama.

Para a escalada ao Ojos Salado, um dos 452 vulcões do Anel de Fogo do Pacífico, os Unimog, dotados de um bloco 4 cilindros de 5.132cc e 231 cv de potência, foram preparados por especialistas do Museu Unimog, do carroçador Unimog AS Söder e por engenheiros do departamento de desenvolvimento da Unimog. O resultado foram dois pequenos “monstros” equipados com pneus especiais, guinchos de elevada capacidade e carroçarias especiais com centro de gravidade variável.

“A escalada das passagens muito íngremes e pedregosas só foi possível graças à combinação da tecnologia mais fiável, centro gravítico ajustável e impressionante tecnologia de pneus. Em parte alguma do mundo uma expedição motorizada conseguiu, alguma vez, levar dois camiões em simultâneo a uma altitude tão elevada,” disse o responsável pela expedição, Jeschke.

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