Os automóveis usados são, muitas vezes, uma alternativa para quem quer trocar de carro. Porém, o mercado de usados é, muitas vezes, usado para burlas e a Audi acaba de alertar para mais uma.
Num comunicado oficial, a Audi alerta para um esquema fraudulento que está a afetar o mercado de carros usados na Alemanha, Áustria e Suíça.
A marca avisa os consumidores para estarem particularmente atentos a sites e catálogos falsos que oferecem veículos usados da Audi a preços muito abaixo do habitual.
O objetivo dos burlões passa por enganar compradores e levá-los a pagar por viaturas que, na realidade, não existem.
Neste esquema fraudulento modelos usados da Audi estão a ser anunciados para venda em sites que parecem autênticos e em catálogos que dão a impressão de serem canais oficiais de venda da Audi ou que podem ser confundidos com material promocional genuíno da marca.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
No entanto, nem os meios de venda mencionados nem os veículos em causa são reais.
Os burlões utilizam endereços de email, números de telefone e dados bancários falsos, e chegam mesmo a recorrer a imagens de colaboradores reais de parceiros de venda da marca alemã.
Segundo a Audi, já houve vários clientes que foram vítimas desta burla e a marca indica que as pessoas afetadas devem contactar de imediato as autoridades policiais.
Para já, não se sabe se este esquema fraudulento também afetou clientes que tenham importado veículos destes três países, mas no caso da importação de automóveis convém sempre seguir estes conselhos.
Entretanto, a Audi já apresentou uma queixa-crime relativamente a este caso e está a colaborar com as autoridades nas investigações.
Por fim, a marca alemã divulgou também uma lista de e-mails que não são da Audi AG e que podem ser usados pelos burlões e que pode ser consultada aqui.