Lousada (União das Freguesias de Cernadelo, Lousada S. Miguel e Lousada Stª Margarida
- Capela do Sr. dos Aflitos – no centro de Lousada, cuja imagem é normalmente identificadora da terra

- Capela de Nª Srª do Loureto – foi, outrora a principal igreja de Lousada, quando ainda era designada por Torrão
- Igreja Matriz de Lousada (S. Miguel) – é pequena, com reminiscências do estilo românico e muito visitada
durante as Festas de S. Miguel, a 29 de Setembro.

- Paços do Concelho – o edifício data do início do séc. XX
- Tribunal Judicial de Lousada – o edifício foi construído no final do séc. XIX
- Pelourinho – manuelino

Freguesia de Aveleda
- Capela de S. Bartolomeu – barroca, de meados do séc. XVIII, com belo retábulo no interior, também do séc. XVIII

- Casa de Vilela – solar do séc. XVIII. A capela, isolada do edifício principal, é da mesma altura, tendo uma imagem, valiosa, de Nª Srª da Oliveira e um belo retábulo do séc. XVIII – hoje em dia é uma cada de Turismo de habitação

- Ponte de Vilela -medieval

- Igreja do Salvador de Aveleda – românica, embora o edifício tenha sido alvo de reforma, na época moderna, tendi ficado do original, com as características românicas, a nave a a fachada ocidental. Também no interior foram efetuados trabalhos de renovação no decorrer do séc. XVIII.
A primeira referência a esta igreja aparece em 1177 quando neto de Egas Moniz doa ao Mosteiro de Paço de Sousa os bens que tinha em Lousada

Freguesia de Boim (União das Freguesias de Cristelo, Boim e Ordem)
- Igreja de S. Vicente de Boim – a igreja, que tem uma planta fora do vulgar, é citada nas inquirições de 1258. No entanto, não existem registos das várias intervenções feitas ao longo dos anos, estando somente documentada a que foi feita no séc. XVI. A capela-mor denota ser a que foi construída inicialmente, pelo facto de apresentar, na parede do fundo, silhares de pedra com duas epígrafes que, segundo os estudiosos, datam do final do séc. XIII e início do séc. XIV.

Freguesia de Caíde de Rei
- Casa de Vila Verde – data do séc. XVI, construída em granito. A capela data do séc. XVIII e apresenta azulejos e vitrais valiosos. Nela nasceu o Dr. António Pinto de Mesquita, advogado e governador civil do Porto (1908/09) e, nos dias que correm a família Mesquita está dedicada à produção de vinho verde.

Freguesia de Cristelos
- Castro de S. Domingos – é o maior e mais significativo núcleo habitacional castrejo, do concelho de Lousada. Tem quatro panos de muralha e um fosso, na sua parte norte. Nas escavações, na década de 90 do século passado, foi descoberta casa de planta circular, coberta com colmo e com um pátio circundada por muros curvilíneos. O pátio dava acesso a um provável forno e a outra estrutura de planta quadrangular – para uma das paredes foi usado o pano de muralha.

Freguesia de Lodares
- A casa de Vilar - casa rústica armoreada do séc XVII. Hoje em dia dedica-se à produção de vinho verde, podendo ver-se todo o processo.

Casa da Lama – solar do séc. XVII, com pedra de armas.
Freguesia de Meinedo
- Casa de Ronfe – no lugar de Ronfe, data do séc. XVIII, sendo o projeto de Nicolau Nazoni. O solar tem pedra de armas, e torre meã – na torre, do séc. XVI os canteiros, em forma de canhão, são da época renascentista. Os painéis de azulejos , no centro das paredes têm cenas palacianas, de acontecimentos históricos e de caça. À volta da casa existe uma bela mata e jardins

- Igreja de Stª Maria de Meinedo – pensa-se que terá sido construída no final do séc. XIII, início do séc. XIV, mantém o estilo românico. O prestígio da igreja deve-se ao facto de Meinedo (então designada Magnetum) ter sido sede de Bispado, no séc. VI . A sede foi posteriormente transferida para Portucale, não havendo referência a “Magnetum”no Concílio de Toledo (589) a que compareceu o bispo de Portucale.
Não existem informações entre esta altura e aquela em que a Igreja foi sagrada (séc. XIII) mas, escavações feitas no final do século passado revelaram que ela assenta num templo pré-romano, com uma abside circular.

- Ponte de Espindo – medieval, no lugar de Espindo

Freguesia de Nogueira
- Casa das Bouças – solar do séc. XVIII, com pedra de armas na frontaria

Freguesia de Pias
- Igreja de S. Lourenço de Pias – tem um magnífico retábulo joanino
Freguesia de Sousela
- Capelas de Stª Águeda e S. Cristóvão

- Casa do Valteiro – solar rústico do séc. XVI, com pedra armoreada. Aqui repousou, por algum tempo, Florbela Espanca, nos anos 20 do século passado.
Freguesia de Torno
- Santuário de Nª Srª Aparecida –

- Ponte da Veiga – medieval – no lugar de Torno

Freguesia de Vilar de Torno e Alentém
- Casa de Juste – solar do séc. XVI, com elementos que vão do medieval ao barroco. De notar janela manuelina e, na capela, altar de talha dourada do séc. XVI. Hoje funciona como Turismo de habitação.

- Torre de Vilar - é também chamada de Torre dos Mouros, tinha uma função defensiva e estratégica. Tem 18 m de alt,.foi construída no séc. XVII, num outeiro, sobranceiro ao rio Sousa.

- Lagar dos Mouros – conhecido também por lagareta, é uma estrutura, cavada num bloco de granito, que era usada para a produção de vinho. Tem três cavidades - piso onde a uva era esmagada, o pio, onde era recebido o mosto e o prato, onde era recebido o líquido resultante. Estas cavidades eram escavadas em alturas diferentes, de modo que o líquido obtido da pisa da uva escorresse para a cavidade seguinte. O vinho resultante não era sujeito a uma fase de fermentação. Pensa-se que date da Baixa Idade Média

- Casa de Alentém – solar apalaçado, tem pedra de armas e capela
- Casa da Veiga – casa que data do séc. XVI, tem fachada de pedra rocaille e portal encimado por pedra de armas. A capela foi também construída no séc. XVI