Era uma questão de tempo até que, à semelhança do que aconteceu nas suas duas primeiras gerações, o Mercedes-Benz CLA recebesse uma versão Shooting Brake e as expectativas acabam de ser confirmadas.
Tal como a berlina que a marca de Estugarda revelou recentemente, também a CLA Shooting Brake se apresenta apenas em versões eletrificadas, sejam elas 100% elétricas ou associadas a um sistema mild-hybrid de 48V.
Visualmente as diferenças face à berlina surgem apenas a partir do pilar B. Ainda assim, e tal como as suas antecessoras, a CLA Shooting Brake mantém a linha de tejadilho descendente que lhe confere um visual desportivo e dinâmico.
O novo formato de carroçaria e o recurso à nova plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) permitiram ganhar não só espaço para a cabeça nos bancos traseiros, como mais espaço para bagagens.
Assim, a bagageira oferece 455 litros de capacidade aos quais se juntam os 101 litros adicionais da bagageira dianteira nas versões elétricas.
Com um habitáculo em tudo idêntico ao da berlina e com um claro foco na digitalização, a CLA Shooting Brake partilha também com a berlina o teto panorâmico de grandes dimensões de série em todas as versões. Porém, na carrinha este pode ser iluminado com um padrão de estrelas.
Tal como a berlina, também a carrinha vai chegar primeiro nas variantes elétricas: CLA 250+ e CLA 350 4MATIC. A primeira apresenta-se com 272 cv e 335 Nm enquanto a versão com tração integral debita 354 cv e 515 Nm de binário.
Comum a ambas é a bateria com 85 kWh de capacidade. Capaz de suportar carregamentos em corrente alternada (CA) com potências de até 11 kW e carregamentos em corrente contínua (CC) com potência até 320 kW.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto à autonomia, esta bateria proporciona 761 km de autonomia à versão menos potente e 730 km no CLA 350 4MATIC.
A nova Mercedes-Benz CLA Shooting Brake tem lançamento marcado para março de 2026, inicialmente nas versões elétricas. Já as variantes com mild-hybrid de 48 V só serão reveladas no início de 2026, chegando depois ao mercado.