ACP-BP

Pub

O que acontece à bateria de um elétrico em fim de vida?

| Revista ACP

Só em 2024, foram recolhidas 93 toneladas de baterias de tração, um número que tende a aumentar.

@video=-emwYdYL5Bo

O que acontece à bateria de um automóvel elétrico em fim de vida?ValorCar, entidade gestora de veículos em fim de vida e de reciclagem de baterias, tem uma rede de parceiros que se dedica a dar uma nova vida às baterias dos carros elétricos.

Um desses parceiros é a B|Again, empresa do grupo DST que tem sede em Braga. No vídeo acima, os responsáveis pela empresa explicam como tudo se processa. As etapas consistem, essencialmente, em desmontagem, separaçáo de componentes e reaproveitamente de materiais.

A chamada "massa negra", nome dado à matéria que se aproveita de um elétrico em fim de vida, é útil para a produção de novas baterias.

Através da ValorCar, há cerca de 350 pontos de recolha para os veículos elétricos em Portugal. Todo o processo de reaproveitamento é certificado. 

Apesar de a eletrificação automóvel ainda ser incipiente em Portugal, a reciclagem de baterias já avança. Só em 2024, foram recolhidas 93 toneladas de baterias de tração, um número que tende a aumentar, segundo explicações de José Amaral, diretor-geral da ValorCar, no podcast "ACP Elétrico do Ano".

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Sabe como pode prolongar a vida útil da bateria do seu elétrico?

As baterias são os elementos que maiores dúvidas levantam na hora da compra e a chave da autonomia dos automóveis elétricos. O ACP dá-lhe cinco conselhos para preservar o tempo de vida útil do seu carro elétrico.

Primeiro, não carregue a bateria a 100%. O recomendado é manter a bateria nos 80% de capacidade; segundo, não deixe a bateria ficar sem carga já que, ao fazê-lo, acelera a degradação da carga máxima da bateria e reduz a sua vida útil.

Depois, sempre que tiver oportunidade, carregue o automóvel até aos 80% de capacidade da bateria, mesmo que tenha feito uma viagem curta. É uma forma de manter os componentes à temperatura ideal, porque as baterias perdem carga mais depressa quando fica mais frio; Quarto, evite estações de carregamento rápido - sugestão das marcas. Se tiver de optar pelo carregamento rápido, nunca o faça mais do que 2 a 3 vezes por dia.

Por último, proteja o seu veículo do sol e do frio, já que a exposição a temperaturas extremas acelera a degradação da bateria. Aliás, os especialistas recomendam que os carregamentos das baterias sejam feitos durante a noite ou numa garagem.

Pode saber mais sobre baterias dos carros elétricos aqui.

scroll up