Quanto dura a bateria de um carro elétrico?

Menos componentes é sinónimo de menos preocupações

A mecânica de um veículo elétrico é mais simples do que a de um carro convencional, com motor de combustão. Menos componentes é, pois, sinónimo de menos preocupações com o desgaste e com possíveis substituições . No entanto, há uma questão central nas preocupações de quem optou, ou pretende optar, pela eletrificação: quanto dura a bateria de um carro elétrico?

Esta pergunta revela-se crucial, tendo em conta o quão imprescindível é a bateria para o funcionamento destes automóveis — e, claro está, o custo avultado deste componente.

Quais são as características principais das baterias dos carros elétricos?

A melhor forma de explicar o que é e como funciona a bateria de um veículo elétrico não será, certamente, através da comparação com a de um automóvel a combustão. Revela-se mais profícuo equipará-la à bateria de um telemóvel ou de um computador portátil, por exemplo. Isto porque a tecnologia habitualmente utilizada nestes aparelhos também é de iões-lítio, apesar de apresentar algumas particularidades, no primeiro caso:

bateria de carro elétrico
  • As baterias dos carros elétricos, que armazenam a eletricidade usada pelo motor para movimentar o veículo, são maiores. Contêm conjuntos de células agrupados por módulos e ligados entre si em série, em vez de uma única unidade massiva. Geralmente, localizam-se por baixo do habitáculo, permitindo uma condução estável e segura;
  • A capacidade da bateria de uma viatura elétrica mede-se em quilowatt-hora, usando a sigla kWh. Quanto mais elevado for este indicador, mais quilómetros se pode percorrer antes de precisar de novo carregamento. Por exemplo, se uma bateria tem uma capacidade de 100 kWh, pode fornecer 100 kW de energia durante uma hora;
  • O sistema de baterias dos carros elétricos impede que estas carreguem totalmente até aos 100%. De igual modo, não permite que descarreguem totalmente, para preservar a sua eficiência e prolongar o seu tempo de vida.

Além das baterias de iões-lítio, existiam também baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH), que eram maioritariamente utilizadas nos híbridos não plug-in. Contudo, as baterias de iões-lítio são as mais frequentes, devido à sua rápida capacidade de recarga, à sua boa performance de descarga e ao seu elevado ciclo de vida.

Como funcionam as baterias para carros elétricos?

Dependendo do veículo elétrico, a bateria tem uma finalidade diferente, como explica o artigo intitulado "Baterias de iões-lítio: a revolução na mobilidade elétrica?", publicado pela revista da Sociedade Portuguesa de Física.

Classe Categoria Nome Funcionamento /
Finalidade
1 1

2
Motor de combustão
interna

Carros start-stop
A bateria só é usada para o arranque
do motor de combustão interna, para
a iluminação e a ignição.
O motor de combustão interna é automaticamente
desligado durante a travagem e a paragem.
1 + 2 3 Veículos micro
e médio híbridos
O sistema start-stop, combinado com a travagem regenerativa, 
permite usar a energia gerada para aumentar
 a aceleração do veículo.
2 4 Veículos 100% híbridos
(HEVs)
Características equivalentes à do veículo médio híbrido; contudo,
a energia armazenada na bateria pode também ser usada
para conduzir ao longo de uma curta distância em modo elétrico.
3 5 Veículos elétricos plug-in
híbridos (PHEVs)
A bateria é usada como fonte de energia principal para
as viagens diárias. Se necessário, o PHEV também funciona
em modo híbrido, usando o motor de combustão interna. A bateria
pode ser carregada a partir da rede de eletricidade.
4 6 Veículos elétricos (EVs) Sistema de armazenamento de energia elétrica total. A bateria é usada
como única fonte de energia. Carrega-se com ligação à rede de eletricidade.

Avaliar a duração da bateria de um carro elétrico

A importância e a preocupação sobre quanto dura a bateria de um carro elétrico, aliada aos custos de substituição deste componente, leva os consumidores a salvaguardarem-se através dos sistemas de garantia. Há, de facto, uma garantia específica para a bateria, além da do automóvel, e que dá uma indicação sobre a respetiva durabilidade.

Regra geral, as viaturas elétricas são vendidas com oito anos de garantia ou 160 mil quilómetros, consoante o indicador atingido primeiro. No entanto, estes valores podem variar consoante a marca e o modelo do carro. Tenha, portanto, atenção a este fator aquando da compra. De qualquer modo, importa notar que o custo das baterias tem diminuído significativamente nos últimos anos.

Mas, em média, quanto dura a bateria de um carro elétrico antes de perder a capacidade de fazer um carregamento total?

Um estudo da Geotab refere que as baterias perdem, em média, 2,3% da sua capacidade por cada ano de condução. Isto significa que se comprar um veículo com um alcance de 150 milhas (cerca de 241 km), perde, aproximadamente, 17 milhas (cerca de 27 km) de alcance após cinco anos de utilização.

Perante este cenário, importa, então, sublinhar que a degradação da bateria é um processo natural. Reflete-se, pois, na quantidade de energia que esta consegue armazenar ou fornecer. Não obstante, o quanto dura a bateria de um carro elétrico depende de muitos fatores, como, por exemplo:

  • Condições climatéricas a que está exposta (a exposição a temperaturas extremas, muito quentes ou demasiado frias , reduz a autonomia do veículo a longo prazo);
  • Funcionamento com estado de carga elevado ou baixo (acima dos 80% ou abaixo dos 10%);
  • Corrente elétrica demasiado elevada;

Como avaliar a condição de uma bateria?

Para saber, concretamente, quanto dura a bateria de um carro elétrico é necessário medir o seu “estado de saúde”. Para isso, recorre-se ao indicador SOH (State of Health, no original). Esta variável mede, então, a quantidade de energia que uma bateria pode fornecer (kWh) em cada momento: quando são novas, atingem os 100%. E há ferramentas online que ajudam a fazer esta avaliação, como a EV Battery Degradation Comparison Tool, da Geotab.

Note-se, porém: isso não é o mesmo que aferir a distância que o carro pode percorrer com esses kWh. Para fazer esta avaliação, contacte um técnico especializado nesta área.

As vantagens de um elétrico

Independentemente da sua opção, o ACP disponibiliza um vasto conjunto de benefícios e de serviços destinados especificamente a este tipo de carros eletrificados ou elétricos.

Saiba mais

scroll up