A Mercedes-AMG revelou oficialmente o AMG GT XX, um protótipo que antecipa a próxima geração de modelos desportivos elétricos da marca.
O modelo representa a aposta da AMG em transportar para a era elétrica o ADN de performance que a distingue. O GT XX está equipado com três motores elétricos de fluxo axial, desenvolvidos pela YASA (subsidiária da Mercedes). Compactos e leves, oferecem uma densidade de potência até três vezes superior às soluções convencionais. O conjunto debita cerca de 1360 cv, suficiente para velocidades acima dos 360 km/h.
A bateria, com refrigeração direta por óleo, permite cargas ultrarrápidas de até 850 kW, o que se traduz em 400 km de autonomia em apenas cinco minutos de carregamento. A tecnologia deriva diretamente da Fórmula 1, reforçando a ligação entre competição e estrada.
Para demonstrar as suas capacidades, dois protótipos do AMG GT XX foram testados no circuito de alta velocidade de Nardò, Itália. Novo recorde mundial de distância em 24 horas, com 5 479 km percorridos. Circunferência da Terra concluída em 7 dias, 13 horas e 24 minutos, cobrindo 40 075 km a uma média superior a 5 300 km por dia.
Um total de 25 recordes de distância estabelecidos, confirmando a consistência e robustez do sistema elétrico. Ambos os protótipos terminaram com uma diferença mínima entre si, provando fiabilidade mesmo sob condições extremas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Com este feito, a Mercedes-AMG demonstra que a performance elétrica pode ir além de aceleração e potência bruta.Também é sinónimo de resistência, eficiência e fiabilidade em longas distâncias.
O AMG GT XX não é apenas um estudo de design. É uma afirmação clara do que está para vir na gama AMG, cujo primeiro modelo de produção com esta tecnologia está previsto para 2026.