ACP-BP

Pub

Vitória histórica de Miguel Oliveira no Red Bull Ring

| Revista ACP

O 900º GP da categoria rainha ficou marcado pela primeira vitória de MotoGP do piloto ACP.

Oli-01

Há muito que Miguel Oliveira mostrava que tem tudo para vencer corridas na categoria rainha do MotoGP, com resultados em crescendo e prestações de elevado nível. Neste domingo o jovem português acabou por confirmar o que todos já sabiam que estava para vir e conquistar a muito desejada primeira vitória na categoria rainha do MotoGP. E que vitória!

Depois de ter garantido a melhor qualificação no MotoGP na segunda prova do ano com o 5º posto, e após alguns azares em pista com quedas provocadas por toques com outros pilotos KTM, Miguel Oliveira mostrou hoje o motivo pelo qual é visto por muitos com um dos melhores pilotos da grelha.

Sétimo da grelha à partida para a que acabaria por ser a primeira corrida de hoje, o português até fez uma largada modesta, perdendo uma posição ao apagar das luzes. Com ritmo muito semelhante ao dos primeiros, Oliveira não se deixou afetar pela perda de terreno inicial e tratou de fazer a sua corrida.

O piloto ACP ainda haveria de perder uma posição, caindo para nono, antes de dar início à recuperação à 10ª volta. Com um andamento muito consistente, Oliveira subiu à sétima posição aquando da 14ª passagem pela linha de meta e continuou em busca de mais.

Contudo, uma bandeira vermelha e interrupção da corrida à 17ª volta, por causa do aparatoso acidente de Maverick Viñales, que ficou sem travões e viu a sua moto incendiar-se, mas felizmente com o piloto a sair do local pelo próprio pé.

Como mandam as regras, uma vez reunidas todas as condições de segurança na pista, a prova foi reatada para 12 emocionantes voltas que ficam para a história. De novo sétimo na grelha, Miguel Oliveira fez uma brilhante partida e não tardou a saltar para o pódio provisório.

Sempre muito concentrado, Miguel Oliveira manteve a posição e olhar muito atento nos rivais Pol Espargaró e Jack Miller. À entrada para a última volta o português rodava a pouco mais de meio segundo da frente, mas ao ver Espargaró errar na última curva e Miller a desferir o ataque, Oliveira deu tudo o que tinha e acabou por passar os dois rivais para se estrear no mais alto do pódio, secundado pelo australiano e pelo espanhol.

“Estou muito emocionado. Há muito que queria dizer neste momento, mas não vou conseguir,” começou por afirmar um emocionado Miguel Oliveira no parque fechado.

“Apenas um grande muito obrigado às pessoas que acreditaram em mim, são muitas as que me ocorrem, mas a começar pela família, em casa, a equipa, patrocinadores, o público português! Sim, somos mesmo os melhores. Muito obrigado pelo vosso apoio! Hoje fez-se história para mim e para o meu País. Não podia estar mais feliz por o ter conseguido aqui, em casa da Red Bull e da KTM,” rematou.

scroll up