ACP-BP

Pub

BMW XM é o SUV alemão de 750 cv

| Revista ACP

O XM é o modelo mais potente da BMW e também o primeiro SUV a ser desenvolvido na totalidade pela divisão M.

XM-capa

Foi apresentado em Miami, Estados Unidos, no decorrer de um evento de arte. Trata-se de um protótipo exclusivo da BMW M, um automóvel produzido integralmente por esses engenheiros, algo que não acontecia desde o lançamento do BMW M1 em 1978. Este XM vai servir de inspiração ao novo SUV da BMW que começa a ser produzido já no final de 2022, de forma a assinalar os 50 anos da divisão M da marca alemã.

Este é apenas um protótipo para servir de inspiração ao modelo real que ainda não é conhecido, mas os responsáveis confirmam que muito do que podemos observar no XM vai ser utilizado no SUV de produção.

Relativamente ao seu motor este modelo utiliza um bloco V8 ligado a um sistema híbrido plug-in que em conjunto atingem os 750 cavalos e os 1000 Nm de binário. É um modelo desportivo que não esquece a questão ambiental e por isso em modo totalmente elétrico é capaz de percorrer em média 80 km.

O seu design tem sido foco de controvérsia, mas a BMW afirma que esta é uma nova fase para os seus modelos de luxo e esse será o novo rosto. O seu aspeto é bastante futurista, a grelha de grandes dimensões e os faróis LED assumem sem qualquer dúvida uma nova identidade. Todo o seu visual é robusto e agressivo, desde as jantes de grandes dimensões até às entradas de ar que nos relembram de modelos desportivos da marca.

No interior a inovação e o luxo são o palco principal. Com um aspeto atual podemos encontrar materiais como fibra de carbono ou apontamentos em cobre nos bancos castanhos. O tejadilho rouba as atenções com a sua estrutura tridimensional que transforma totalmente o seu visual. O modelo serve também para testar tecnologia e vem equipado com um Curved Display, um painel de instrumentos curvo de grandes dimensões.

Segundo o CEO da BMW M, Franciscus van Meel, o BMW Concept XM representa uma alteração completa no segmento de automóveis potentes, sem esquecer claro todas as sensações ao volante.

O novo SUV da BMW vai começar a ser produzido no final de 2022 nos Estados Unidos e tem como forte inspiração o Concept XM.

scroll up