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Fusão da Mitsubishi Fuso e Hino Motors avança em Portugal

| Revista ACP

Operação terá impacto na Fuso Trucks Portugal, fábrica controlada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe e que se localiza no Tramagal.

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Dois anos depois do acordo entre a Daimler Truck e a Toyota, para fundir as subsidiárias Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e Hino Motors, a Autoridade da Concorrência (AdC) foi notificada em Portugal sobre a operação.

“A operação de concentração consiste na fusão da MFTBC, subsidiária da Daimler Truck Holding AG, sociedade holding da fabricante de camiões e autocarros Daimler Truck AG, com a Hino Motors, Ltd., subsidiária da Toyota Motor Corporation”, lê-se na informação disponibilizada no site do regulador da Concorrência.

Quaisquer observações que potenciais interessados na operação queiram fazer têm de ser enviadas à AdC no prazo de 10 dias úteis.

Inicialmente, a Daimler e a Toyota previam ter a fusão concluída até ao final de 2024, mas a demora nos procedimentos administrativos e regulatórios atrasaram o processo.

A fusão avança agora em definitivo e, em Portugal, o tema já está na AdC.

A MFTBC fabrica e distribui veículos comerciais ligeiros, camiões médios e pesados, autocarros ligeiros e pesados, além de produzir peças sobresselentes. Em Portugal, controla através da Mitsubishi Fuso Truck Europe a fábrica Fuso Trucks Portugal, localizada no Tramagal.

A Hino produz e distribui veículos comerciais ligeiros e camiões médios e pesados e autocarros ligeiros e pesados.

 

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A fusão das duas empresas vai resultar na criação de um fabricante japonês de veículos comerciais à escala global, com mais de 40 mil trabalhadores.

Como vai ocorrer a fusão? A Daimler Truck e a Toyota vão criar uma nova holding, sendo que cada uma deterá 25% do capital. Os restantes 50% vão estar disponíveis para outros investidores adquirirem na bolsa de valores de Tóquio. A nova holding vai deter 100% da MFTBC e da Hino.

A designação da nova empresa, que no fundo vai ser novo construtor, ainda não foi revelada mas já se sabe que deverá iniciar operações em abril de 2026.

Objetivo é que a nova fabricante tenha “escala, recursos e liderança tecnológica para moldar o futuro dos veículos comerciais na região da Ásia-Pacífico e além”.

Karl Deppen, atual presidente executivo da Mitsubishi Fuso, vai chefiar a nova entidade.

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