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Audi Q5 e-hybrid alargou a autonomia elétrica

| Revista ACP

Os modelos SUV e Sportback estreiam versões híbridas plug-in que podem percorrer até 100 quilómetros sem emissões.

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Com a nova gama Q5, a Audi iniciou o próximo capítulo da história de sucesso do SUV premium do segmento médio. As versões híbridas plug-in Audi Q5 SUV e-hybrid quattro e Audi Q5 Sportback e-hybrid quattro também incluem todas as vantagens de um SUV e de um Sportback para a estrada: espaço, versatilidade, aptidão para o dia a dia, tração quattro, além de uma silhueta ainda mais progressiva e dinâmica. Uma linguagem de design mais expressiva, motores de combustão de última geração e um novo conceito de ergonomia interior são outras características de destaque desta nova geração. Com uma potência máxima de até 270 kW e uma autonomia elétrica para até 100 quilómetros (apenas com uma carga completa da bateria), os modelos híbridos plug-in combinam uma experiência de condução desportiva e confortável com uma mistura equilibrada entre performance e eficiência.

Os novos Audi Q5 SUV e-hybrid quattro e Audi Q5 Sportback e-hybrid quattro estão disponíveis nos dois níveis de potência: 220 kW e 270 kW. Os veículos são propulsionados por um motor 2.0 TFSI com uma potência de 185 kW e um motor elétrico. Na versão de 270 kW, o SUV e o Sportback aceleram dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos. A versão de 220 kW fazem o sprint de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Todas as variantes atingem uma velocidade máxima de 250 km/h. A transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada, em conjunto com a tração integral quattro ultra, assegura uma experiência de condução desportiva, mas confortável.

Uma novidade é a bateria de alta voltagem, cujas células no Q5 e-hybrid estão dispostas em dois níveis, um sobre o outro. A Audi aumentou a capacidade da bateria para 25,9 kWh (20,7 kWh úteis), aproximadamente 45% superior à do modelo anterior. A potência máxima de carregamento em corrente alternada é de 11 kW. Se a bateria estiver completamente descarregada, são necessárias 2,5 horas para a carregar até 100%.

Estão disponíveis dois modos de funcionamento: “EV” e “híbrido”. No modo EV, o SUV e o Sportback funcionam exclusivamente com energia elétrica. Ao conduzir em modo híbrido, o sistema eletrónico da gestão híbrida mantém um nível de carga específico conforme necessário, de forma a conservar energia elétrica suficiente para uma posterior utilização. Além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode agora ser selecionado individualmente pela primeira vez através de um controlo deslizante digital.

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Ambos os modelos e-hybrid destacam-se sobretudo pelo seu equipamento de série, incluindo a suspensão pneumática adaptativa. A versão de 220 kW inclui estofos em couro e revestimento sintético. Quem optar pela versão de 270 kW recebe de série os faróis LED Matrix e o monitor MMi para o passageiro da frente. O pacote interior S line, com bancos desportivos em combinação de couro com revestimento sintético em preto, bem como jantes aero de liga leve de 19 polegadas com design de dez braços e pinças de travão pintadas de vermelho, também estão incluídos de série. Um elemento especialmente prático é o banco traseiro totalmente ajustável, que pode ser deslocado longitudinalmente e cujo ângulo de inclinação das costas também pode ser regulado.

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