Com 287 mil unidades vendidas desde o seu lançamento em 2022, o Toyota Aygo X não é só um dos “resistentes” do segmento dos citadinos como um caso sério de sucesso para a marca nipónica na Europa.
Ora, para manter as vendas em alta numa altura em que a concorrência 100% elétrica se tem multiplicado — Leapmotor T03 e Hyundai Inster são dois exemplos —, também o Aygo X se eletrificou, mas não totalmente.
Tendo em conta a larga experiência da Toyota com motorizações híbridas, é sem grande surpresa que o Aygo X se eletrificou com recurso a este tipo de solução.
Assim, abandonou o 1.0 l a gasolina com 72 cv que o animava até agora (e que vinha a ser usado desde a primeira geração lançada em 2005) e passou a contar com um 1.5 l híbrido, o mesmo motor já usado pelo Yaris.
Graças a esta mudança, o Aygo X não só deixou de ter caixa manual como ganhou 44 cv, passando a debitar 116 cv. Com este ganho de potência, o pequeno Toyota passou a cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 10s, menos 5s do que até agora.
Ao mesmo tempo, está mais económico e, acima de tudo, mais ecológico: com emissões de CO2 de apenas 86 g/km é o híbrido convencional com emissões mais baixas do mercado.
Visual revisto
A nova mecânica híbrida capta as atenções, mas o Toyota Aygo X recebeu também importantes atualizações estéticas, contando com um novo capô, novos faróis, grelha redesenhada e jantes de 17” ou 18”.
O resultado foi um visual mais moderno, desportivo e em linha com a restante gama do construtor nipónico, especialmente com o novo C-HR.
Já no interior as mudanças foram mais discretas, resumindo-se a materiais revistos, melhorias no campo da insonorização, à adoção de um carregador de smartphone por indução e um painel de instrumentos totalmente digital.
O renovado Toyota Aygo X vai ainda contar com uma inédita versão GR Sport.
De carácter mais desportivo esta versão conta com um visual específico, amortecedores e molas exclusivos, uma nova afinação da direção assistida e pode ainda contar, como opção, com um tejadilho de lona retrátil.
Com chegada ao mercado prevista para o início de 2026, o renovado Toyota Aygo X ainda não viu revelados os seus preços para o mercado nacional, mas dada a adoção da mecânica híbrida é de esperar que venha a tornar-se mais caro que a versão atualmente comercializada.