Com mais de 15 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, o Toyota RAV4 é um dos carros mais vendidos do mundo. Por isso, são grandes as responsabilidades que recaem sobre a sua sexta geração.
Apesar de apresentar proporções e dimensões gerais muito semelhantes às do seu antecessor, o novo RAV4 conta com um visual totalmente renovado, mais sofisticado e, acima de tudo, em linha com a linguagem visual da restante gama Toyota.
Também no interior essa aproximação é evidente, com o habitáculo a apresentar um estilo próximo ao estreado pelo novo Land Cruiser e marcado pelas linhas retas e visual robusto.
Ainda a bordo do novo RAV4 a experiência digital foi aprimorada com um novo ecrã central de 12,9”, um painel de instrumentos digital de 12,3” e comandos por voz mais inteligentes.
Já a nova app MyToyota permite um maior controlo remoto e personalização da experiência do utilizador, incluindo chave digital ou gravação de viagens.
Eletrificar, mas não totalmente
Com larga experiência na tecnologia híbrida, é sem surpresa que a Toyota mantém a aposta nesta solução na nova geração do RAV4: na Europa, só será comercializado com motorizações híbridas, tanto convencionais como plug-in.
A versão híbrida plug-in estreia um novo sistema híbrido e uma nova bateria de iões de lítio, com 22,68 kWh de capacidade — um aumento de 30% face à geração anterior.
Esta evolução permite-lhe percorrer até 100 km em modo 100% elétrico, em ciclo combinado WLTP.
Uma vez esgotada a carga da bateria o RAV4 híbrido plug-in pode ser carregado, pela primeira vez, em corrente contínua (DC) até 50 kW, permitindo passar dos 10% aos 80% de carga em apenas 30 minutos.
Em corrente alternada (AC), o carregador atinge agora os 11 kW, garantindo uma carga completa em cerca de três horas.
No que toca às motorizações, a versão com tração integral (AWD-i) debita uma potência combinada de 304 cv. Há ainda uma inédita versão com tração dianteira, que oferece 268 cv.
Quanto à variante híbrida convencional, que não requer carregamento externo, estará disponível apenas com tração dianteira e uma potência de 183 cv.
O novo Toyota RAV4 vai ainda contar com uma versão de carácter mais desportivo, designada GR Sport.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Esta conta com visual mais desportivo, afinação específica da suspensão e direção, amortecedores exclusivos e vias mais largas em 20 mm. Apesar de tudo, mantém a mecânica híbrida plug-in usada pelas outras versões.
Com chegada ao mercado prevista para o primeiro trimestre de 2026, o Toyota RAV4 ainda não viu revelados os seus preços.