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Há 65 anos nasceu o primeiro carro da Seat

| Revista ACP

Com  tecnologia avançada e estética atrativa, o 1400 começou a ser produzido em 1953 dando início à história da marca.

Seat 1400

Luxuoso e elegante, o carro que lançou a Seat fez 65 anos. Trata-se do modelo 1400, que marcou o início da história do construtor espanhol. Saído da linha de produção, o primeiro Seat 1400 foi um dos cinco veículos que na altura a fábrica de Barcelona produzia diariamente, com preço de venda a rondar os 700 euros.

Com um design inspirado nos carros americanos da época, este modelo de quatros portas de conceção impressionante, que tanto serviu como veículo oficial das autoridades ou como transporte das massas em serviço de táxi, apresentava algumas inovações para a época ao introduzir no mercado o para-brisas de vidro único curvo ou o sistema de aquecimento.

A performance também acompanhava a elevada qualidade do 1400 com especificações que refletiam a tecnologia da época: motor a gasolina de montagem longitudinal e colocação dianteira com a potência entregue a um eixo traseiro rígido com diferencial integrado. Esse motor era um quatro cilindros com uma cilindrada de 1,395cc, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades e com a potência máxima de 44 cv, garantindo uma velocidade de topo de 120km/h.

O depósito de combustível de 48 litros garantia uma autonomia significativa graças a um consumo de 10.5 litros/100 km e a velocidade de cruzeiro de 100km/h podia ser mantida sem dificuldade.

No final da produção inicial do Seat 1400 em 1954, tinham sido fabricadas 1.345 unidades, que seriam apenas o início da carreira do automóvel. A família do 1400 cresceu com o 1400 A em 1954, o 1400 B em 1956 e o 1400 C em 1960, em conjunto com várias versões especiais.

O 1400 ajudou ao crescimento vertiginoso da Seat e, apesar dos números pequenos da produção inicial, no final de 1954 tinham sido entregues 959 unidades, um ano depois a produção anual estava a tocar nas 3.000 – fabricados com quase 100% de componentes nacionais. Em 1956 foram fabricados 7.000 veículos, número que cresceu para 10.000 unidades um ano depois. No final da sua vida comercial tinham sido vendidas 98.978 unidades, garantindo o seu lugar na história.

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