A Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) lançou um aplicação para ajudar os utentes das autoestradas nacionais em caso de avaria ou acidente.
A aplicação móvel SOS Autoestradas, desenvolvida pelas 21 concessionárias da APCAP, permite ao utente pedir assistência, informando em tempo real a localização exata do veículo, sendo uma alternativa mais ágil e segura à utilização dos pontos SOS nas autoestradas e às chamadas desnecessárias para números de emergência nacionais.
A aplicação não só permite saber a posição exata, o sentido de marcha e a via onde se encontra o veículo imobilizado, como indica a autoestrada e o concessionário responsável, eliminando a necessidade de se memorizar números de assistência ou de ter de identificar o operador responsável pela via onde se está a circular.
O novo serviço é gratuito e foi apresentado pela APCAP terça-feira, 22 de julho. O objetivo é mudar a forma como os condutores solicitam assistência em caso de incidentes ou acidentes nas autoestradas.
“A partir de agora, qualquer pessoa, desde que tenha telemóvel, poderá atuar como um posto SOS caso seja protagonista ou testemunha de um incidente, evitando dessa forma andar a pé até ao posto mais próximo para pedir ajuda”, explica Manuel Melo Ramos, presidente da APCAP.
"Esta app é no fundo a digitalização do que são hoje os postos SOS. Muitas vezes, quando se está em viagem, não se sabe em que autoestrada está, qual é a concessionária responsável, muito menos o número para permitira a assistência", argumenta o responsável máximo pelo organismo que representa as concessionárias de autoestradas nacionais.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A aplicação móvel SOS Autoestradas já está disponível para download na Apple Store e na Google Play Store.
De acordo com a APCAP, todos os anos, cerca de 12.500 pessoas contactam as linhas de ajuda das concessionárias através dos pontos físicos SOS. A este número somam-se 150 mil incidentes detetados pelas equipas de assistência, na última década.
Há mais de três mil postos telefónicos de emergência disponíveis nas autoestradas, mas nem sempre são utilizados.
Atualmente, avança a APCAP, “80% das chamadas para as linhas das concessionárias são feitas por condutores de ligeiros e as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e as zonas de atuação de cada concessionária registam o maior volume de contactos, com um pico de incidentes durante a época de verão”.
O procedimento padrão após uma chamada de assistência é o acionamento do 112 sempre que há feridos.
“Mesmo nestes casos, a aplicação SOS Autoestradas pode ser uma ajuda, porque, sempre que a ocorrência se der na rede APCAP, a concessionária mobiliza diretamente os meios de emergência. Fora desta rede, e por não haver concessionárias a prestar assistência, a aplicação permite ligar diretamente para o 112”, explica o organismo.