A “ofensiva” contra os painéis publicitários instalados junto às estradas em Portugal acaba de conhecer novos desenvolvimentos.
Em março a Infraestruturas de Portugal (IP) avançou com uma campanha de sensibilização que tem como “objetivo principal garantir as condições de segurança da circulação e promover o cumprimento da lei”.
Ao abrigo desta campanha, a IP enviou uma carta/convite para mais de 70 destinatários entre os quais se incluem dos maiores grupos de publicidade, agências do setor e autarquias.
Ora, passados cerca de quatro meses, e face à demora ou falta de interesse demonstrado pelos destinatários desta comunicação inicial, a IP avançou agora com a segunda fase da campanha.
Tal como prometido, esta consiste na remoção forçada dos painéis publicitários, processo que já teve início junto ao IC19 e que, segundo a IP, se deverá repetir-se nos próximos meses.
Segundo avançam algumas fontes, após a remoção deste painel publicitário a proprietária desta estrutura comunicou à IP a intenção de proceder à retirada de outros dois painéis similares acerca dos quais também foi notificada.
Recorde-se que já em abril deste ano vários painéis publicitários luminosos foram removidos em Lisboa no seguimento da homologação do acordo entre o Automóvel Club de Portugal, JCDecaux, Câmara de Lisboa e MOP.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Esta medida foi ao encontro do acordo que pôs fim a uma disputa legal iniciada com uma providência cautelar movida pelo ACP contra a instalação de 125 painéis publicitários de grande formato na cidade.
Após um processo de reanálise dos casos em questão, a Câmara de Lisboa e a JCDecaux concordaram em promover alterações significativas no projeto, respondendo às preocupações manifestadas pelo ACP, especialmente no que se refere à dimensão, luminosidade e localização dos painéis.