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Quer apoio à compra de elétricos?

| Revista ACP

Apesar da mobilidade elétrica ser uma bandeira, os subsídios à compra de viaturas elétricas já esgotaram.

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As reações para ver nesta edição da Revista ACP, em que damos conta de mais de 1.200 automobilistas apanhados pelos novos radares em Lisboa ao fim de um mês. Estivemos ao volante de três automóveis de segmentos diferentes, indicados para vários estilos de vida. Tempo ainda para conhecer as incríveis motos clássicas da Madeira.

Quase 30 mil condutores foram apanhados em excesso de velocidade pelos novos radares em Lisboa, a funcionar há um mês. A média diária está nos 1239 condutores em infração. Nos 41 radares fixos que fazem parte do sistema foram registadas até 24 de junho mais de 29 700 ocorrências. Na Segunda Circular registou-se a maior velocidade onde um condutor seguia a 240km/h. A Câmara Municipal de Lisboa refere ainda as avenidas Lusíada, Padre Cruz e Infante Dom Henrique como locais de maior incidência nas infrações.

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O apoio dado pelo Governo para a compra de carros elétricos esgotou em três meses. De acordo com os dados em tempo real do Fundo Ambiental, as candidaturas já superam o limite de incentivos a atribuir pela tutela. Numa altura em que o tema está na ordem do dia, os defensores da mobilidade elétrica revelam a sua preocupação. Desde março, deram entrada 1348 pedidos para um limite de 1300 apoios.

Ainda assim a recomendação é a de manter as candidaturas pois, a exemplo dos anos passados, costuma haver redistribuição de verbas nas categorias que não atingiram o máximo de candidaturas. No total, este ano o programa do Governo reserva mais do dobro da verba de 2021 para fomentar a aquisição de veículos amigos do ambiente, que incluem automóveis elétricos, bicicletas elétricas e convencionais e motociclos. Tudo somado, são 10 milhões de euros, sendo que 5,2 milhões de euros se destinam a financiar a compra de carros elétricos apenas por particulares, num máximo de quatro mil euros por automóvel.

Esta semana estivemos ao volante de três automóveis de segmentos diferentes, indicados para vários estilos de vida. O citadino Hyundai i10, o utilitário i20 e o familiar i30 foram os modelos selecionados para perceber quais as diferenças entre o segmento A,B e C da marca coreana e qual o mais adequado a cada público.

A Madeira tem um parque de motos clássicas invejável. Fomos conhecer um pouco desse património que desperta cada vez mais os colecionadores. A recuperação de motos clássicas na Madeira é um mundo sem fim. Apesar de muitas já terem desaparecido, existe sempre uma moto escondida que desperta a atenção. Um património que depois de restaurado merece lugar de destaque nas exposições de clássicos também de duas rodas. Nas motos clássicas há modelos de marcas nacionais que já não existem e que por isso tornam estes exemplares cada vez mais raros. Estas exposições são um incentivo para os colecionadores descobrirem e recuperarem modelos de outros tempos.

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