Pegar num ícone como o 2CV e fazer uma nova proposta pode ser um exercício arriscado, sobretudo para quem não pertence ao universo Citroën e numa altura que se celebra o centenário da marca. Aliás, há dez anos o próprio fabricante já tinha pensado nisso com a apresentação do concept Revolte. Mas agora, o designer holandês, Martin Hajek não teve receio e nos seus tempos livres decidiu desenhar o 2CV do século XXI totalmente elétrico e autónomo: o Citroën eCV.
Com muitos detalhes que são piscadelas de olho ao modelo original, como o pára-choques, as rodas traseiras semi-cobertas ou o porta bagagens, este protótipo também é bastante futurista e isso vê-se pelas suas novas portas de vidro que abrem em forma de asas, tem iluminação LED e um interior minimalista, apenas para citar alguns exemplos.
Para Martin Hajek, esta vontade de recriar o 2CV em versão elétrica ganhou força depois de constatar que alguns fabricantes estavam a reinventar modelos antigos, mas em versões também elétricas. Caso da Honda com o Urban EV ou da Peugeot com o E-Legend.