ACP-BP

Pub

Carlos Sainz e Laia Sanz juntos no Extreme E

| Revista ACP

O antigo vencedor de três edições do Dakar e a jovem motard juntaram-se para alinharem na mais recente competição fora de estrada e elétrica.

acciona-sainz-xe-team-g6

Carlos Sainz e Laia Sanz são as duas mais recentes entradas para a lista de participantes na primeira temporada do Extreme E, uma competição lançada em outubro passado e que promete levar os veículos elétricos para fora de estrada.

Com vários anos de experiência no Dakar, a dupla espanhola vai assumir os comandos do SUV elétrico Odyssey 21 da Acciona | Sainz XE Team, uma do total de nove equipas que vão levar a cabo a primeira temporada da competição com arranque marcado já para março próximo.

“Trata-se, sem margem para dúvidas, de um novo tipo de competição no mundo dos desportos motorizados e não apenas pelo tipo de carro, que é 100% elétrico, mas por causa do formato,” começou por afirmar Sainz.

“Participar num campeonato onde há igualdade de género, em que ambos os pilotos são igualmente importantes e no qual ambos vão ganhar e perder juntos, é muito original e inclusivo. Para um veterano como eu, é uma das únicas coisas que ainda não tinha experimentado.”

Já Laia Sanz mostra-se “extremamente motivada e entusiasmada. É um passo importante para mim, sempre me interessei pelo desporto e por carros e estou certa de que vou aprender muito ao lado do Carlos.”

“O formato do campeonato em si é novo. É muito interessante ver equipas compostas por homens e mulheres. Também tem o conceito da sustentabilidade; temos de começar a pensar desta forma,” remata a espanhola.

Além da formação espanhola, a lista de inscritos vai contar com equipas experientes, como são os casos da ABT, a Andretti United Extreme E, a Chip Ganassi Racing, a HWA e a Team Techeetah, ambas provenientes da Fórmula E, a Roseberg Xtreme Racing e a X44, do Campeão do Mundo de F1 de 2016 Nico Roseberg e do sete vezes Campeão do Mundo de Fórmula 1 Lewis Hamilton, respetivamente, e a Veloce Racing, a formação inglesa com fortes ligações aos e-sports, sustentabilidade e aos desportos com veículos elétricos.

Nomes que prometem emoções fortes ao longo das cinco corridas desta primeira temporada de competição que se vai disputar no deserto da Arábia Saudita (20 e 21 de março), Lago Rosa, em Dakar (29 e 30 de maio), Kangerlussuaq, na Gronelândia (28 e 29 de agosto), Santarém, Pará, Brasil (23 e 24 de outubro) e Terra do Fogo, Argentina (11 e 12 de dezembro).

scroll up