ACP-BP

Pub

Primeiro eléctrico da Mazda produzido na fábrica de Ujina Nº1

| Revista ACP

Trata-se do novo Mazda MX-30 um SUV versátil e com estilo que já tem preços para Portugal.

mazda-mx30-840

Já se iniciou a produção do novo Mazda MX-30, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, que está a ser construído na fábrica de Ujina Nº1, em Hiroshima. Trata-se de um SUV versátil e com estilo desenvolvido como resposta à crescente procura de veículos elétricos por parte de uma Europa de elevada consciência ambiental.

Este modelo está equipado com o novo bloco e-Skyactiv, a nova montra tecnológica elétrica da Mazda. Associado a uma transmissão feita às rodas dianteiras, o motor síncrono AC combina uma potência de 107 kW (145 cv) com uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, permitindo alcançar uma autonomia aproximada de 200 km (combinado, norma WLTP). O sistema pode ser carregado a 80% em aproximadamente 40 minutos, quando usando um carregador rápido do tipo DC.

Espelhando uma evolução da multi-premiada filosofia de design Kodo, da Mazda, o novo MX-30 reforça, assim, esta nova direcção através do desenvolvimento de uma nova tecnologia baseada na electricidade. De estilo simples e descomprometido, que enaltece a beleza da sua massa sólida, o novo MX-30 abdica do pilar central, recorrendo a portas do tipo freestyle e a uma estrutura amplamente vidrada que garante espaço e liberdade no habitáculo.

O interior integra um cockpit direcionado para o condutor, uma consola central flutuante, o primeiro ecrã de ar condicionado do tipo touchscreen da Mazda, com 7 polegadas, e uma profusão de novos materiais amigos do ambiente, como o recurso à cortiça portuguesa e a forros das portas concebidos com fibras obtidas a partir da reciclagem de garrafas de plástico.

Já disponível em regime de pré-encomenda, o MX-30 vai chegar aos mercados europeus a partir do próximo outono, com preços que em Portugal começam nos 34.535 euros.

Ainda para o mercado nacional, estão definidos quatro níveis de equipamento: First Edition, integrando uma composição de conteúdos específicos para esta fase inicial de lançamento, permitindo aos clientes do SUV MX-30 diferenciarem-se dos demais, complementando os tradicionais patamare; Excellence; Excellence Pack Plus e Excellence Pack Plus + Pack Premium + TAE (tejadilho de abrir elétrico), sequencialmente dotados de maior volume de conteúdos de segurança, conforto, tecnologias e elementos de design, entre outros.

scroll up