A petrolífera francesa Total anunciou hoje que vai submeter à votação dos seus acionistas a entrada no seu conselho, como administrador independente, do presidente do fabricante automóvel PSA Peugeot Citroen, Carlos Tavares, na reunião de 26 de maio.
O conselho da Total esteve reunido para preparar a assembleia-geral e, em particular, uma série de mudanças de administradores, dado que dois deles, cujo mandato termina agora, Paul Desmarais e Barbara Kux, não pretendem continuar, explicou a empresa em comunicado.
Para os substituir serão propostos aos acionistas os nomes do chefe executivo da Anglo American, o australiano Mark Cutifani, e o português Carlos Tavares.
Os administradores da Total justificaram ter escolhido Carlos Tavares por considerar que "irá oferecer, particularmente ao conselho, o seu conhecimento do mundo da indústria e do setor dos transportes terrestres", muito ligado ao do petróleo e do gás.
Já relativamente a Mark Cutifani destacaram "o seu conhecimento da indústria e da economia cíclica das matérias-primas", bem como a sua "experiência profissional" em vários países onde a sua empresa atua: Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá e Reino Unido.