Aljezur

A convite da Costa Vicentina

Porquê Aljezur?

Entre a fronteira alentejana de Odemira e as paisagens verdes de Monchique, encontramos Aljezur, o município algarvio que se situa no coração da Costa Vicentina. A famosa e extensa costa dá origem às praias mais convidativas da região: águas frescas que despertam os sentidos contrastadas por um areal de cores quentes que convida a dias sem camisola e de chinelos na mão; ao seu redor, paisagem natural e serrilhada por arribas de xisto negro alonga-se em dunas ou pequenas enseadas de areia.

Praia Monte Clerigo - Aljezur

O mar em vários tons de azul
Uma vista da praia de Monte Clérigo, em Aljezur

Biodiversidade em Aljezur

Um habitante da vila
Aljezur é conhecida pela elevada biodiversidade

Mas a par com o património natural, o acervo histórico de Aljezur é extraordinariamente rico. Desde um arquitetura que carrega em si histórias de várias gerações, passando por igrejas dignas de uma visita atenta, sem esquecer os vestígios arqueológicos que atestam a importância deste território, são muitas as razões para apostar numas férias vagarosas: sem planos, mas cheias de cultura. 

Conhecer a história

Os primeiros registos de presença humana em Aljezur datam da época da pré-história. Os Mirenses, povo nómada e caçador, utilizavam os recursos naturais para pescar e escavar tubérculos ou raízes. No entanto, foi só no período islâmico, entre os séculos X e XIII, que a região ganhou uma identidade fixa: o famoso Castelo de Aljezur, a cisterna, a toponímia, entre outros exemplos, foram construídos numa altura de desenvolvimento populacional e são hoje marcos físicos que documentam os hábitos, as práticas e os costumes de tempos passados, mas que facilmente fazem ponte com a realidade atual.

As conquistas cristãs tomaram a terra em 1249, durante o reinado de D. Afonso III, devido ao fundamental papel do Mestre da Ordem de Santiago - D. Paio Peres Correia, que hoje é visto como um símbolo intocável entre os moradores. Alguns anos mais tarde, já em 1280, foi concedido foral pelo Rei D. Dinis — a primeira carta foral dada a uma terra algarvia.

O século XVII viu nascer o Forte da Arrifana, que tinha como função o cuidado das armações de pesca — já presentes em 1516 — e a Igreja da Carrapateira, construída durante o reinado de D. João IV. Em 1755, Aljezur foi profundamente devastada por um terramoto. Como resposta, o Bispo D. Francisco Gomes do Avelar mandou construir a Igreja da Nossa Senhora D'Alva em local fronteiro à vila para que os habitantes se transferissem para aquele local a fim de crescer um novo aglomerado populacional. Contudo, só nos finais do século XIX é que o projeto se concretizou, pois foi forte a resistência da população a esta mudança.


Praia da Arrifana - Aljezur


Em busca das melhores praias

Quando falamos sobre as melhores praias de Aljezur, as opiniões dividem-se, uma vez que a oferta é diversificada. Caso procure um passeio relaxado à beira-mar, nadar em águas calmas, ou até aventurar-se na prática de surf, há aqui um destino que vai ao encontro dos seus planos. Este é o destino.  

Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe

Nadadores atentos na Praia de Odeceixe

Fica no Algarve, mas ainda sabe a Alentejo. Esta praia é uma verdadeira estrela da costa portuguesa: marcou presença nas listas das melhores praias da Europa e reúne todos os anos centenas de visitantes. O encanto começa nos caminhos que nos levam à praia desde a estrada e da vila. O percurso, em formato de ziguezague, faz-se com facilidade. Esta praia oceânica pisca o olho à praia fluvial que a foz da ribeira cria: o encontro entre águas salgadas e doces é único na região.

Praia de Vale dos Homens 

Praia de Vale dos Homens

Praia de Vale dos Homens

A uma distância curta da pequena povoação de Rogil, encontramos a Praia de Vale dos Homens, uma verdadeira pérola algarvia que faz parte do extenso parque natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. O mar cristalino, o areal dourado e os passadiços frequentados o ano inteiro fazem desta praia uma paragem essencial no roteiro de Aljezur. A um olhar despido, conseguimos encontrar o Barranco de Vale dos Homens, um vale rasgado em rochas que formam uma pequena linha de água no qual é possível adentrar-se a partir da praia. 

Praia de Monte Clérigo

Praia de monte clérigo

Praia de monte clérigo

Este é um famoso ponto de encontro entre os surfistas, que aproveitam as grandes ondas e o ambiente desafiante. No entanto, quando o mar está calmo e a maré vazia, as rochas formam dezenas de piscinas naturais ao ar livre. A praia de Monte Clérigo é rodeada por um misticismo inerente às exóticas paisagens: rochedos esculpidos pelo próprio mar, campos dunares de variadas formas e uma mão cheia de atividades noturnas. Esta praia é avistada a sete quilómetros de Aljezur e encaixa-se perfeitamente entre o Vale da Telha e a Arrifana. A não perder. 

(imagens da autoria da CM de Aljezur).

Em busca dos sabores

Terra de saberes e sabores divinos, o peixe impera em Aljezur. Sem esquecer ao mesmo tempo os ricos produtos hortícolas, é fácil perceber que a oferta gastronómica desta vila algarvia é riquíssima. Pode contar com sargos, polvo de molho ou em saladas, douradas e robalos cozidos ou grelhados no carvão, papas mouras com "piques", couvada de bacalhau, percebes e mexilhão ainda frescos da Costa Vicentina.

Dificilmente resistirá à célebre batata-doce que todos os anos merece honras num dos festivais de comida da região, o Festival da Batata-Doce de Aljezur. Aliás, este produto é tão famoso que se estende à própria doçaria: bolos, tartes, pudins, pastéis — todos podem ser feitos com batata-doce.

 

 

  

Onde ficar

A decisão é praticamente unânime: para usufruir ao máximo de Aljezur, o aconselhável é passar as noites a poucos quilómetros do mar. Há muitas ofertas para facilitar a distância entre as diversas praias, sem esquecer as próprias condições dos estabelecimentos: muitos são os hotéis com piscinas, atividades ao ar livre e momentos de tranquilidade. O Vicentina Hotel, rodeado por colinas verdes, é um ótimo exemplo: está a um passo do centro da vila e a outro do mar. Desta forma, o Praia do Canal Nature Resort proporciona uma experiência excecional: restaurantes, estacionamento privado gratuito, piscinas. Tudo isto longe da confusão habitual das cidades. 

Se for sócio ACP e fizer a sua reserva através da Booking ou da Activbookings, pode contar com descontos até 10%.

Vicentina Hotel - Aljezur 

Praia do Canal Nature Resort



Outras perspetivas

É verdade que o Algarve é sinónimo de praia. No entanto, reduzir Aljezur a experiências balneares é desperdiçar imensas oportunidades de viver dias inesquecíveis. Conheça as nossas sugestões. 

- Uma experiência única ao ar livre

Com a Camping Orbitur, acampar é a forma mais genuína e tranquila de conseguir apreciar a natureza. Não se esqueça: os sócios ACP têm um desconto direto de 10% em todas as reservas.

- Uma ligação à história

Aljezur brinda os visitantes com um rico património histórico, repleto de ligações ancestrais, aldeias antigas e espaços museológicos. Para ter uma experiência completa, recomendamos as seguintes paragens:

  • O Castelo de Aljezur, o último castelo conquistado pelos cristãos no Algarve.
  • A Fonte das Mentiras, um sítio de mistérios e de variadas lendas.
  • Casa-Museu do pintor José Cercas, artista plástico natural da zona, o Museu de Arte Sacra e o Museu Municipal de Aljezur.
  • A Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora d’Alva, que conta a história da santa padroeira.

Um dia em Aljezur

HORAS ATIVIDADE
10h Comece a sua manhã com uma visita ao Castelo de Aljezur
11h Passe pela Igreja Matriz e pela Igreja da Misericórdia
12h30
A caminho, faça uma visita ao incrível Rîbat da Arrifana
13h Faça uma pausa e almoce no Restaurante da Praia da Arrifana
15h Aproveite e passe a tarde na Praia da Arrifana
18h30 Com as energias repostas, faça o trilho do Pontal da Carrapateira

Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1: 17 km
Tempo de percurso: 18min (tempo de condução)

Percurso relativamente curto que passa pelas vistas mais naturais que Aljezur tem para oferecer. Há ainda a paragem em alguns restaurantes.

 

Sugestão de itinerário 2: 16 km
Tempo de percurso: 18min (tempo de condução)

Percurso fora do centro urbano e altamente privilegiado pelas vistas naturais. Até Odeceixe, desça pela N120 e aproveite a esplêndida paisagem. 

Sugestão de itinerário 3: 71 km
Tempo de percurso: 1h45min (tempo de condução)

Percurso especial que passa pelas melhores praias de Aljezur. Pode fazê-lo num só dia, ou então distribuir as praias pelas suas férias.

Conheça Portugal bem preparado: com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com mais nada, a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

scroll up