Peniche

Pesca e boas ondas

Porquê Peniche?

Peniche, noutros tempos a pérola escondida da região Centro, é hoje um ponto de encontro entre turistas de várias línguas, oriundos dos mais diversos cantos do globo. Altamente elogiada pela proximidade com o mar  algo que se vê nas deslumbrantes praias  a qualidade veraneia é o principal motivo de visita, mesmo fora da época estival. Por terras penichenses, a paisagem é natural e colorida por águas cristalinas, orlas rochosas, falésias impetuosas e sabores que testam a perspicácia do vistante. Todos estes elementos vivem aliados à cultura piscatória e portuária da cidade. 

O famoso faról de Peniche

Peniche em tons de azul e verde
A perspetiva do (famoso) farol da cidade

O mar que convida

Um mar de vários encantos
A prática do surf em Peniche leva muitos entusiastas ao mar

Peniche tem sido “descoberta” pelos Lisboetas que a descrevem como um oásis perfeito para fugir da capital: quer para uma fuga romântica, uma festa entre amigos, caminhadas na natureza e roteiros gastronómicos de deixar água na boca. O facto de a cidade estar a pouco menos de 100 quilómetros da capital faz com que seja um destino imperdível. Apresentações feitas, é tempo de partir à descoberta.

Conhecer a história

A documentação histórica indica que a origem da palavra "Peniche" está relacionada com o movimento cíclico das marés. O seu significado é "quase ilha", pois era a característica insular e irregular da região que lhe dava a sua identidade. A memória popular elevou o nome a um topónimo que, por força da utilização oral, se transformou na sua denominação atual.

Desde cedo que Peniche despertou o interesse das comunidades paleolíticas de caçadores-recolectores que se terão fixado, devido à diversidade dos recursos. Por esta altura, vários eram os monumentos que ganhavam relevância para as tribos locais. A Gruta da Furninha é o perfeito exemplo: localizada junto ao mar, foi ocupada entre o Paleolítico Médio e o final do Calcolítico e fornece um vasto espólio arqueológico.

No entanto, foi durante a passagem romana que se assistiu à solidificação de uma economia mais dinâmica, assente na pesca e no cultivo das terras contíguas ao Rio de S. Domingos e Ribeira de Ferrel.

A partir do século XVI, devido à lenta formação do atual cordão que liga Peniche ao continente, registou-se um desenvolvimento sem precedentes da população jovem. Este crescimento urbano fez com que Peniche fosse elevada à categoria de vila e sede de concelho em 1609.

Entre o século XIX e XX, a intensa atividade piscatória renovou a identidade local. Peniche consolidou a economia e a indústria do peixe cimentou-se como o principal alicerce da cidade até hoje.

Em busca dos sabores

Peniche não é só uma cidade piscatória. É também uma das principais indústrias conserveiras portuguesas. Conta com três fábricas que produzem anualmente milhares de conservas de sardinha para os mercados nacionais e internacionais.

A gastronomia é rica e variada, com realce para o peixe, onde se destacam a caldeirada e a sardinha assada. O Restaurante em Banho Maria | 15% desconto ACP - é ideal para experiências autênticas e refeições tradicionais, pelas mãos de quem as conhece bem.

 

 

  

Para complementar a sobremesa, encontra ainda na doçaria local a casa dos tão cobiçados biscoitos em formato "S" e dos deliciosos pastéis de Peniche: os amigos de Peniche.

Alguma vez ouviu a frase: “és um verdadeiro amigo de Peniche”? Não é das expressões mais correntes, mas ainda se ouve. É utilizada quando nos referimos a um falso amigo, que não merece confiança e que está interessado em lucrar à custa dos outros. Em Peniche, esta expressão inspirou um dos doces mais tradicionais da região. Os Amigos de Peniche são matreiros porque se assemelham aos pastéis de feijão da região, quando na realidade o interior é doce e normalmente feito de açúcar, ovos e amêndoas. Costumam ser encontrados envoltos em papel e são vendidos individualmente ou em embalagens.

Os famosos e deliciosos amigos de Peniche

Os famosos e deliciosos amigos de Peniche

Onde ficar

O Hotel Golf Mar liga o património histórico e cultural da zona a uma localização rodeada de paisagens verdes e azuis. Este é o destino ideal para quem procura uma pausa da confusão das grandes cidades e queira ter os sons da natureza como banda sonora para o seu descanso. A apenas 50 quilómetros de Lisboa e aninhado à beira-mar, pode contar com uma ampla gama de serviços, assim como atividades para os miúdos e graúdos. Conte com desconto de 10% se fizer as suas reservas com o cartão ACP.

Se lhe interessa história, a Mercearia d’Alegria é o local certo para passar as suas noites. Inspirada na cultura de um dos bairros mais movimentados de Peniche nos anos 30 e 40, este B&B junta conforto e qualidade a preços acessíveis, com desconto ACP de 15%.

O ACP também tem ofertas para quem visita Peniche no verão. O Peniche Praia – Bungalows, Campers & Spa é um espaço multiusos de campismo que se distingue por ir além das típicas ofertas de alojamento e por proporcionar uma estadia na natureza, com piscinas exteriores gratuitas, parque infantil e churrasqueira. Se for sócio ACP, beneficia de 15% de desconto direto.

O mar de Peniche

Embora Peniche ofereça passeios pela natureza e monumentos que devem ser conheceidos, é o mar que alimenta a vontade de voltar. Um passeio pela Ilha da Berlenga, especialmente no fim da primavera, onde pode desfrutar do bom tempo e de poucos visitantes, é uma forma inesquecível de passar as suas férias. Aproveite para fazer um piquenique, dê um mergulho ou observe as aves.

O imponente mar de Peniche

A beleza das praias de Peniche

O ACP proporciona-lhe desconto de 15% nos serviços Odisseia Viva, com passeios de barco, visitas guiadas históricas e a oportunidades de conhecer os segredos que o mar de Peniche esconde, entre histórias de piratas, tesouros perdidos e presos políticos.

Um dia em Peniche

HORAS ATIVIDADE
09h30 Comece o dia com uma visita à Fortaleza de Peniche
11h00 Apanhe o barco para a Ilha da Berlenga
11h30 Percorra os trilhos ao visitar o Forte S. João Batista
13h00 Faça uma pausa e almoce no Restaurante da Berlenga (convém reservar)
14h30 Passeie de barco pelas grutas das Berlengas.
15h30 Relaxe e mergulhe nas praias do Arquipélago. 
16h30 Regresso a Peniche.
17h30 Prove um gelado à beira-mar.
18h00 Conheça a Gruta da Furninha.
19h00 Passe o final de tarde no Baleal, entre perceves (ou percebes) e vinho branco.
20h30 Termine o dia a jantar na Tasca do Joel.

Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1: 48 km
Tempo de percurso: 1 h 2 min (tempo de condução)

Percurso com as melhores vistas da cidade: passe pela vasta costa de Peniche, com uma paragem para almoçar no centro da cidade. 

 

Sugestão de itinerário 2: 53 km
Tempo de percurso: 56 min (tempo de condução)

Percurso focado nas praias, uma das riquezas de Peniche. De S. Bernardino à Consolação, estas são algumas das sugestões.

Sugestão de itinerário 3: 7 km
Tempo de percurso: 49 min (tempo de viagem)

As Berlengas são um ponto de atração inegável. Mas antes, faça uma paragem no Miradouro da Cruz dos Remédios e aproveite a paisagem.

 

Conheça Portugal bem preparado: com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com mais nada, a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

scroll up