Pinto Balsemão homenageado pelo ACP

Pinto Balsemão homenageado pelo ACP

Francisco Pinto Balsemão foi homenageado esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, pelo Automóvel Club de Portugal, numa cerimónia que destacou a sua passagem pela presidência do ACP, entre 1974 e 1979, numa altura em que os tempos eram politicamente muito conturbados.

Pinto Balsemão homenageado pelo ACP

“Estou comovido com esta sala cheia de amigos”, referiu Pinto Balsemão, ante uma assistência onde se encontrava toda a família, muitos sócios e ainda seis elementos que integraram a direção do clube nos dois mandatos que cumpriu, e que foram também agraciados nesta homenagem.

Pinto Balsemão homenageado pelo ACP

No seu discurso, Pinto Balsemão descreveu os tempos intensos que vivia no momento em que foi desafiado a concorrer: “Tínhamos criado o PPD/PSD a 6 de maio de 1974 e eu tinha vivido quatro anos de Ala Liberal (no parlamento) e um de semanário Expresso (criado em 1973). Já havia uma lista em ação, que reunia elementos do PS, do MES e do PCP e as eleições eram a 23 de julho, pelo que o tempo de preparação foi muito escasso. Estas eleições, as primeiras a decorrer de forma livre após o 25 de Abril, foram claramente politizadas e chegaram a ter uma fila que dava a volta a todo o quarteirão, até à noite. Entre vários objetivos e mudanças que introduzimos no clube, conseguimos acima de tudo evitar que o ACP fosse tomado pela baixa política”.

Pinto Balsemão homenageado pelo ACP

No consulado de Balsemão foram retomadas as provas desportivas internacionais, como o Rally de Portugal. Foi também nesse tempo que foi montada a grande operação de repatriamento de viaturas das ex-colónias.

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, destacou o papel de Pinto Balsemão por ser “o primeiro presidente a colocar a política fora do clube e a torná-lo uma referência de idoneidade institucional na sociedade civil. Por tudo isto, esta singela homenagem tinha que ser prestada pelo Automóvel Club de Portugal, a quem na democracia, ergueu os pilares para o desenvolvimento desta grande associação.”

scroll up