ACP-BP

Pub

ID.3 é apenas o primeiro passo da Volkswagen para a nova era

| Revista ACP

Prioridade para a mobilidade elétrica com o novo ID.3 a representar um papel fundamental para as aspirações da marca.

Volkswagen-ID

Com uma estética arrojada, a nova aposta elétrica da Volkswagen tem por base uma reformulada plataforma modular, que será utilizada para futuros modelos eletrificados da marca. Com um sorriso futurista, a nova aposta do construtor alemão aposta numa fisionomia fora do comum, mas que confere ao ID.3 dimensões agradáveis, especialmente no interior. A Volkswagen afirma mesmo que, o ID.3 é um Golf por fora e uma Passat por dentro.

Quebrar as barreiras atuais em relação a um veículo elétrico, é a principal tarefa para o ID.3 que chega este mês ao mercado, terminando com a vida do e-Golf, mas abrindo perspetivas extremamente interessantes em relação a soluções que apontam para uma mobilidade inteligente, mantendo o prazer de condução, que é idêntico ao de um carro com motor de combustão. Disponível na fase de lançamento com a série limitada “First”, equipado com uma bateria 58 KWh, o ID.3 aponta para uma autonomia de 420 km, sendo possível um carregamento rápido para 290 km em apenas 30 minutos, com uma potência de carga de 100 KW.

A Volkswagen pretende quebrar as principais barreiras que condicionam a aquisição de um veículo elétrico, ou seja design, autonomia e acessibilidade. A marca garante 8 anos ou 160.000 km de garantia para as baterias, o que é um estímulo para quem deseja investir num automóvel elétrico. A versão “First”, já disponível na rede de concessionários da marca, com preços a partir dos 38.017€, podendo “esticar” até aos 49.478€. Com uma condução interessante e dinâmica cativante, até há quem o compare a um GTI, o ID.3 possui excelente brecagem, sistemas conetividade avançados e carroçaria sempre em tons bicolores. Com um design exterior simpático, devido à combinação das linhas do capot que absorvem bem a grelha e faróis, o novo elétrico da VW oferece um interior muitos espaçoso para todos os ocupantes, futurista, mas agradável, e uma bagageira com capacidade superior à do Golf. Dentro em breve, o ID.3 vai contar com três tipos de baterias, 45 KWh (343 km de autonomia), 58 KWh (420 km) e 77 KWh (550 km), o que faz oscilar preços e opções de compra, conforme as necessidades.

O ID.3 não oferece apenas um conceito de veículo completamente novo, mas também propõe a oportunidade de mobilidade isenta de emissões de CO2, desde que a bateria seja sempre carregada com eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis. O ID.3 simboliza, assim, o novo compromisso “goTOzero” da Volkswagen. Até 2050, todo o Grupo Volkswagen pretende apresentar um equilíbrio neutro em emissões de CO2. A marca investirá cerca de nove mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2023 e produzirá mais de dez milhões de veículos elétricos nos próximos dez anos, estando prevista a comercialização de mais de 20 modelos. Através da empresa Elli, na Alemanha, o Grupo Volkswagen já oferece, hoje, energia renovável para a Volkswagen, e está comprometido na construção das infraestruturas de carregamento. O ID.3 é o primeiro veículo da família Volkswagen ID., a que se seguirão mais modelos. O seu objetivo é favorecer a mobilidade elétrica, abrindo um novo nicho de mercado para os veículos elétricos de grande produção.

scroll up