ACP-BP

Pub

Sainz imparável

| Revista ACP

Carlos Sainz voltou a vencer uma especial e isolou-se um pouco mais na frente da geral com Nasser Al-Attiyah a ceder um pouco.

Dakar-Sainz-D5

Tal como nas Motos, continua tudo ao rubro entre os Carros nesta primeira edição do Dakar na Arábia Saudita e Carlos Sainz voltou a deixar claro ao que vem. Depois de ter assumido a liderança da geral com a vitória na 3ª Etapa, o vencedor do Dakar em 2018 e 2010, está a trabalhar muito bem para o tri.

O espanhol voltou a vencer nesta quinta etapa batendo, uma vez mais, Nasser Al-Attiyah, agora por 2:56s, o que lhe permitiu recuperar um pouco do tempo perdido ontem e isolar-se um pouco mais na frente da geral.

O qatari começou melhor que o espanhol e, apesar de ter sido cronometrado em 7º no primeiro CP, refez a mão nos 100 km seguintes para assumir a liderança. Contudo, Sainz, depois de cair para 16º ao km 51, recuperou para chegar a primeiro ao cabo de 250 km de prova, não mais cedendo a posição.

Enquanto isso, o terceiro posto ficou a cargo de Stéphane Peterhansel. Mesmo com a dificuldade acrescida de abrir a pista depois da vitória de ontem, o Sr. Dakar, navegado pelo português Paulo Fiúza, acabou por se dar bem com a etapa de hoje. É certo que chegou a rodar em 8º, mas a verdade é que recuperou e acabou por ceder apenas 6:11s para a frente.

Mais regular, Yazeed Al Rahji foi o primeiro líder da prova, mas começou a perder ritmo ao km 152 para chegar mesmo a ser cronometrado em sexto. Não satisfeito, o piloto aumentou o ritmo para terminar em quarto, a 8:29s da frente e fazer com que fosse dois os Toyotas nos quatro primeiros.

A fechar o Top 5 ficou Orlando Terranova com outro Mini, o terceiro dos cinco primeiros. O argentino precisou de mais 8:52s que Sainz para completar os 353 km cronometrados de hoje.

Benediktas Vanagas, navegado por Filipe Palmeiro, foi 17º, a 32:50s da frente.

Em termos de geral, Sainz lidera com 5:59s de vantagem sobre Nasser, enquanto Peterhansel é terceiro, a 17:53s, e Al Rahji é quarto, a 31:39s. 

scroll up