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Oficialmente apresentada a 44ª edição do Dakar

| Revista ACP

Para além dos habituais duelos, desta vez as tecnologias eletrificadas ganham peso, tal como o Dakar Classic.

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David Castera mostrou como vai ser a próxima edição do Dakar, com uma nova era para carros eletrificados, mas também um espaço muito especial para a nostálgica categoria dos veículos clássicos, que fizeram história ao longo de mais de quatro décadas de aventura. Mais de 750 participantes, entre pilotos e navegadores, 578 veículos e um Dakar Classic bastante motivante, tornam a Arábia Saudita num desafio de navegação, muita areia e descobertas. Vão ser 149 motos, 105 SSV´s, 97 automóveis, 58 camiões e 21 quad´s. Mas o número de viaturas do Dakar Classic causa sensação, com 128 automóveis e 20 camiões.

As duas primeiras semanas de 2022 vão cheirar a aventura com mais uma edição do Dakar, que vai contar com 12 etapas a disputar entre 1 e 14 de janeiro. Com um prólogo de 19 km marcado logo para o dia 1 de janeiro, entre Jeddah e Há’il, e que irá definir a ordem de partida para a primeira longa etapa agendada para o dia 2, abre um desafio de duas semanas, apenas com um dia de descanso pelo meio. David Castera, o diretor de prova, garante que montou um percurso equilibrado e que guardou a mais difícil etapa para o fim. Será precisamente a 11ª, que irá contar com um mar de dunas, criando as conhecidas dificuldades, mas onde a navegação será sempre a palavra-chave.

Os nomes sonantes do Dakar vão lá estar quase todos. Os favoritos dividem as atenções a mais de um mês do início da prova. Stephane Peterhansel, o “Senhor Dakar”, que conta com dez vitórias divididas entre motos e automóveis, será sempre um alvo a ter em conta, agora no Team Audi Sport, ao volante de um carro que abraça novas tecnologias, tal como Vladimir Chagin, que triunfou sete vezes em caniões. Nas duas rodas, sete marcas e muitas estrelas, com portugueses pelo meio, vão disputar este grande duelo, com Jean Todt, presidente da FIA, a garantir que será um grande espetáculo, mas também um laboratório de novas tecnologias para o futuro. O português Jorge Viegas, presidente da FIM está confiante nas fortes medidas de segurança que vão rodear a maior prova de resistência de sempre.

No Dakar Classic, muitos nomes e muitos modelos que escreveram a história desta prova, vão apostar na regularidade e na navegação, porque nessa categoria, os segundos ao cronómetro, não serão tão importantes. Aqui as lendas do desporto automóvel vão conviver com outras narrativas, ainda escritas por protagonistas que continuam a lutar pelas vitórias à geral. A grande aventura vai decorrer entre 1 e 14 de janeiro de 2022, num Dakar cada vez mais cativante, que terá o seu final ao longo do Mar Vermelho.

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