ACP-BP

Pub

Toyota e Mazda juntas no desenvolvimento de tecnologias

| Revista ACP

Os dois fabricantes vão abrir uma fábrica nos EUA para o desenvolvimento de tecnologias. O investimento é de 1,35 ME.

Toyota Mazda

A Toyota e a Mazda uniram-se para criar uma fábrica nos Estados Unidos e desenvolver, em conjunto, tecnologias relacionadas com os veículos elétricos e autónomos. O projeto que implica um investimento de 1,35 milhões de euros e vai dar emprego a 4.000 pessoas.

Esta nova unidade fabril que deverá estar operacional em 2012, vai produzir 3.000 veículos ao ano, divididos pelas duas marcas. Recorde-se que a Mazda já produz modelos Toyota Yaris na sua fábrica de Salamanca, no México. A Toyota também irá produzir nas novas instalações dos EUA um veículo comercial exclusivamente para o mercado japonês.

Além desta fábrica, a parceria entre os dois construtores também vai incidir sobre o desenvolvimento conjunto de tecnologias para veículos eléctricos e autónomos. Até aqui a Toyota tem feito alianças com concorrentes mais pequenos nos últimos anos, como é o caso da Subaru, estando também a tentar uma aproximação à Suzuki para estabelecer uma parceria ao nível da investigação e desenvolvimento, e fornecimento de peças, procurando tirar vantagem da rival em mercados asiáticos emergentes.

Com esta parceria, a Toyota terá uma participação de 5% na Mazda, e esta uma participação de 0,25% na Toyota.

scroll up