ACP-BP

Pub

Festa da Porsche inundou Cascais

| Revista ACP

Entre Cascais e o Algarve com passagem por Évora. Um desfile Porsche carregado de história e charme.

Porsches brancos_1920

Sábado de manhã, todos os caminhos que apontavam para a Marina de Cascais estavam completamente congestionados. Os grandes culpados foram mais de  três centenas de modelos Porsche, que responderam à chamada para o Encontro Ibérico da carismática marca alemã.

Havia carros para todos os gostos, com idades diversificadas e quase para todas as bolsas, se é que um Porsche pode ser para todas as bolsas. Modelos fantásticos, de fazer parar o trânsito, que espalharam charme e até alguma adrenalina. Um espetáculo bem conseguido, que começou em Cascais, passou por Évora e termina no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Se o fabuloso Porsche 918 Spyder impressionou, por ser o mais caro e o mais potente dos participantes, ultrapassando um milhão de euros, outros há que, apesar da idade, não lhe ficam atrás. Os dois fantásticos 911 Carrera 2.7 RS de 1972 e 1973, valem cerca de um milhão de euros cada um, rivalizando assim com o jovem 918 Spyder. Mas muitos modelos carregados de história estavam presentes nesta concentração, como por exemplo os 356 Speedster de 1955 e o Karman Ghia de 1962, para já não falar no 930 Turbo de 1981.

E se o desfile de tão ilustres membros da família Porsche coloriu a marginal desde Cascais até Belém, todos se dirigiram de seguida para Évora, onde a cidade-museu património mundial UNESCO recebeu a caravana para desfilarem nas suas históricas artérias, antes de percorrerem mais quilómetros até ao Algarve, onde a pista do AIA é excelente teste para as potencialidades de todos estes modelos Porsche. 

E porque a dignidade de tão ilustres participantes assim o obriga, o evento contou com a presença do embaixador da marca. Mark Webber, o antigo piloto de Fórmula 1 que registou nove vitórias em GP, mas que também se sagrou campeão do mundo FIA de endurance, venceu uma edição das 24 Horas de Le Mans e vibrou há bem pouco tempo com a vitória Porsche nas míticas 24 Horas, não podia faltar a esta demonstração da marca por terras lusas. Ele que, para além de embaixador da marca, é um importante assessor desportivo da Porsche.

scroll up