Clássicos

Passeio da Primavera 2019

O ACP Clássicos organiza no próximo dia 23 de março o Passeio da Primavera com partida de Lisboa, da zona do Parque das Nações que terá como ponto alto a visita à Casa dos Patudos em Alpiarça.

As paisagens ribatejanas cruzam-se com a história do Automóvel Club de Portugal no Passeio da Primavera.

Com a chegada da nova estação, o ACP Clássicos convida os sócios a tirarem as viaturas da garagem para um passeio numa das mais bonitas zonas de Portugal: o Ribatejo.

Destinado a todos os automóveis clássicos (com mais de 30 anos) e futuros-clássicos (com mais de 20) este passeio realiza-se a 23 de março com partida do Parque das Nações.

Um dos pontos altos do programa é a visita à Casa dos Patudos, em Alpiarça, onde viveu José Relvas (1858-1929), presidente do ACP entre 1911 e 1917. Famoso por ter proclamado a República da varanda da Câmara de Lisboa em 1910, Relvas também cumpriu um mandato marcante no clube ao promover a identificação das povoações e por organizar o 1º Salão Automóvel em Portugal, que decorreu em 1914 no Palácio de Cristal, no Porto. Foi também sob a sua presidência, em 1914, que o ACP criou uma estrutura cartográfica responsável pelo Mapa das Estradas, o mais antigo do País.

Outro dos pontos de interesse neste passeio pela História do ACP é a passagem pela estrada de Valada do Ribatejo, onde será recordado o Km Lançado da Valada, de 1906, a primeira prova de velocidade em Portugal, organizada pelo Automóvel Club de Portugal. O Passeio da Primavera ACP termina com um almoço em Pernes, na A Tufeira.

PROGRAMA

09H00/09H45     Concentração na Praça do Mar (Parque das Nações) junto à Torre GALP

09H45/10H00     Partida dos participantes

11H00                   Passagem na Valada e Ponte Dona Amélia

11H30/13H00     Visita à Casa dos Patudos, em Alpiarça



Praça do Mar, no Parque das Nações junto à Torre GALP
scroll up