Como gerir o stress e ansiedade em tempos de COVID-19

Os efeitos da pandemia na saúde mental

Sentir stress e ansiedade em tempos de COVID-19 é natural. Afinal de contas, são tempos de incerteza. Segundo a Ordem dos Psicólogos, cerca de metade dos portugueses terá sofrido efeitos psicológicos moderados ou severos durante o primeiro confinamento. Medo, tristeza, frustração, angústia, incerteza, inquietação e cansaço são alguns dos estados emocionais associados aos confinamentos.

Por isso, ter ajuda especializada para ultrapassar esta condição é essencial. Os sócios ACP contam com a ajuda de profissionais de psicologia de forma gratuita, disponibilizados através do Plano ACP Saúde. Mas existem medidas que todos podemos adotar para gerir o stress e a ansiedade em tempos de COVID-19.

9 formas de gerir o stress e a ansiedade em tempos de COVID-19

  1. Procure informação em fontes fidedignas

    Nem toda a informação que lê sobre o novo Coronavírus é fidedigna. Por isso, é importante estar bem informado. Procure fontes oficiais de informação que se baseiam em conhecimento científico, como a Direção Geral da Saúde (DGS), a Estamos On (página de informação e esclarecimento oficiais do governo sobre o Coronavírus) ou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Evite meios de comunicação sensacionalistas, que dão ênfase apenas ao número de mortes ou de infetados pelo vírus. Desta forma, vai saber gerir melhor a ansiedade.

  2. Esteja atento às suas emoções

    Neste contexto, é natural o humor e a motivação flutuarem, havendo dias melhores do que outros. Sentir tristeza, raiva ou irritação faz parte do processo e, por isso, não deve suprimir aquilo que sente. Antes pelo contrário: tente nomear as suas emoções para que consiga lidar melhor com elas.

  3. Mantenha a distância sem se isolar

    Se o distanciamento faz parte das regras para controlarmos esta pandemia, o isolamento, não. Apesar de não poder estar fisicamente com todos os familiares e amigos, não significa que deva deixar de contactá-los. Conversar diariamente através de telefone ou por videochamada com quem confia, ajuda a gerir o stress e a ansiedade. Se sentir necessidade, partilhe as suas preocupações com um profissional de saúde. Se for sócio ACP tem disponível, e de forma gratuita, teleconsultas de psicologia. Mais uma vantagem do Plano ACP Saúde.

  4. Tenha um estilo de vida saudável

    Ter uma dieta adequada, com períodos de sono e descanso, e praticar exercício físico são escolhas acertadas para que o corpo consiga dar uma resposta eficaz aos desafios diários. Evite também ingerir álcool em excesso ou fumar. Apesar do seu consumo parecer uma forma de lidar com as emoções, na realidade estas substâncias só “mascaram” o que sentimos, e não resolvem o problema.

  5. Crie uma rotina

    Mesmo em teletrabalho, é importante ter rotinas. Acorde sempre à mesma hora, tome um duche e vista-se, ainda que fique em casa. Crie um horário para cada atividade: desde o exercício físico às refeições, passando por momentos de trabalho ou descontração. Ter uma rotina e cumpri-la transmite-nos uma sensação de controlo da nossa vida.

  6. Faça atividades que lhe dão prazer

    Já conhece o ACP Happy Hour? Tem à sua espera um conjunto de atividades e experiências online muito diversificados que procuram enriquecer e tornar mais estimulante cada dia. Também pode optar por cozinhar, ler, ver um filme, pintar, ouvir música, meditar, aprender a tocar um instrumento ou uma nova língua. Tudo conta, desde que não o faça por obrigação. O intuito é distrair-se com algo que lhe dê prazer.

  7. Olhe pelos outros

    Receber apoio por parte de outras pessoas é reconfortante e ajuda a gerir o stress e a ansiedade em tempos de COVID-19. Se puder faça o mesmo, e ofereça o seu apoio a quem mais precisa. No final, ambas as partes vão beneficiar desta ajuda.

  8. Pense positivamente

    Tente manter o foco nas coisas positivas. Evite dar importância ou ler notícias sobre quem perdeu um ente querido devido ao Coronavírus. Prefira informação científica ou credível que mostre tudo o que os diversos países e a comunidade global estão a produzir de fundamental para combater e vencer o vírus.

  9. Procure apoio profissional

    Por vezes, falar apenas com familiares e amigos pode não ser o suficiente para saber lidar com o stress e a ansiedade no contexto atual. Nestes casos, não hesite em falar com um profissional de saúde psicológica. Os sócios ACP usufruem do Plano ACP Saúde que disponibiliza consultas gratuitas com psicólogos. Basta ligar 808 22 22 22 e agendar. E se ainda não é sócio ACP, nunca é tarde para se juntar ao clube e beneficiar de mais e melhor saúde.

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