Scania coloca o primeiro camião totalmente elétrico nas estradas da Suécia

| Revista ACP

Os comerciais ligeiros eletrificados já não são propriamente uma novidade, mas no setor dos pesados os testes intensificam-se.

Scania-CAPA

Depois de desenvolver um modelo híbrido e uma versão totalmente elétrica a Scania está a dar o passo seguinte, apresentando o camião elétrico pesado. Este novo veículo pesa um total de 70,5 toneladas, incluindo a carga e o reboque. O e-truck irá circular nas estradas do norte da Suécia, entre as cidades de Pitea e Skelleftea, cerca de 80 km. A Wibax, empresa que adquiriu o veículo, espera que, durante a vida útil deste camião, mais de 1.500 toneladas de emissões de CO2 sejam reduzidas - um feito significativo que torna o camião elétrico Scania um bem essencial.

Este camião de emissões zero também funcionará como plataforma para o desenvolvimento do transporte elétrico. A Scania equipou-o com o que chama um motor elétrico "significativamente mais forte", para permitir este aumento da capacidade de carga e do desempenho. Com o tempo, com base na experiência deste primeiro camião, o fabricante planeia desenvolver ainda mais a performance, principalmente a duração da bateria e carregamento. O camião Scania standard de baterias elétricas oferece um alcance de 250 km com uma única carga, alimentado por cinco ou nove baterias de iões de lítio, com um máximo de 300 kWh.

Fredrik Allard, responsável pela mobilidade elétrica do grupo Scania afirma que a preocupação ambiental e a eletrificação não se aplicam só aos ligeiros mas também aos pesados.

scroll up