Artes marciais verbais,  desporto verbal que equilibra por Elisa Stern

 

O que é MVA®?

 O MVA®(sigla de Martial Verbal Arts em inglés) dá autonomia para prevenir ou evoluir com elegância, eficiência e calma face às tensões que ocorrem num relacionamento. Trata-se de um treino prático que desenvolve novos reflexos e recursos verbais e mentais, ficando-se confiante e ágil face aos gatilhos despoletados pela comunicação. O treino aumenta a autoconfiança e ensina como harmonizar pacificamente todo o tipo de relação mais difícil, sem fugir nem contra-atacar, inspirando-nos nas técnicas e princípios do Aikido, a arte marcial japonesa.

O que são "gatilhos"?

 Exemplos de gatilhos: Críticas, juízos de valor, sarcasmos, ironia, desvalorização, vitimização, silencio, acusação, ofensa, chantagem, assédio, etc.; no ambiente profissional, familiar ou escolar.


Quais são os benefícios da Arte Marcial Verbal®?

 Aprenderá a reagir calmamente desarmando com elegância situações que são muito comuns no dia a dia (crítica, ironia, desvalorização, preconceitos, estereótipos, etc.), bem como situações mais complexas (agressividade de grupo, exclusão, silencio, abuso, em público, nas redes sociais, etc.). Após poucas sessões de treino, terá novas opções e recursos, desenvolverá novos reflexos eficazes e harmoniosos, reforçando a sua confiança. Esta postura protege-nos, protege o outro, e equilibra as relações mais importantes ou as que mais prezamos. Após 6 treinos desta prática concreta e em ambiente protegido, em média, os participantes testemunham maior calma face a um interlocutor difícil, e o facto de se sentirem menos "alvo" de agressividade. Assim como também relatam uma melhoria na qualidade das suas relações e maior capacidade de harmonizar estas aquando das dificuldades.

De que arte marcial se inspira?

 O MVA® transfere para as relações do dia a dia, o que o corpo e mente de um aikidoca, no tatami marcial, treina. O MVA é um programa de treino verbal, em ambiente protegido, de várias estratégias diferentes, umas mais incisivas, e outras mais harmoniosas, e inspiradas na sua maioria do Aikido. Pode treinar-se com qualquer idade, e a partir dos 8 anos.

Como se inspira do Aikido?

 Cada vez que a palavra do outro me fere, esta arte marcial é o meu guia. Na forma focada, protegida e centrada como acolhe o golpe, na forma como encara a união como via de harmonização da energia, na forma como aproveita a energia do outro para reorientar a dinâmica, na forma como explora o desequilíbrio do parceiro sem resistência nem oposição, e por fim, na forma digna para ambas as partes obtidas no desfecho. O Aikido tem uma estética, respeito, elegância e fluidez únicas na forma como lida com a agressão, e essas são as características que transferimos neste treino para a comunicação quando somos alvos de agressividade.

Quem pode praticar a Arte Marcial Verbal®?

 Pratica-se em todas as idades, a partir dos 8 anos. Existem 3 programas específicos.

  • Crianças (8 a 12 anos) – 8 sessões de 45 minutos cada, 1 x semana
  • Adolescentes (13 a 17 anos) – 10 sessões de 1h cada, 1x semana
  • Adultos – 18 sessões de 1h20 cada, 1x semana

Qual é a metodologia pedagógica?

O treino de Arte Marcial Verbal é 100% prático (a teoria mínima é dada no webinar de introdução prévio ao início dos treinos). O treino estrutura-se de forma análoga a um treino de Aikido, só que em vez de ser no Dojo físico e as atividades serem com o corpo, trata-se de um "dojo verbal", e as atividades são exercidas com a mente e com a comunicação verbal. Trata-se, portanto de um “desporte” verbal, onde a cada sessão, se realiza, tal como fazem os aikidocas, uma centragem, um alongamento e um aquecimento (verbal), e uma aplicação prática das posturas e técnicas a situações reais.

Como funciona cada sessão de treino?

Após uma fase inicial de relaxamento e de preparação às práticas e posturas, aplicamos de forma concreta estas técnicas de harmonização a um cenário real já vivido, ou que estejamos a prever viver. Num ambiente protegido, respeitoso e divertido, treinamos de forma pratica várias opções dentre as 4 estratégias propostas pela Arte Marcial Verbal, assim como as suas numerosas opções dentro de cada estratégia. Sessão após sessão, o participante dispõe então de um leque cada vez maior e mais criativo de reflexos e de formas pacíficas e eficazes de reagir, e as experimenta sobre situações de complexidade crescente.

Como iniciar o seu treino regular?

 Antes de iniciar o seu treino regular, pode participar do Webinar de Introdução em grupo, ou beneficiar de 1 hora de enquadramento teórico on line com a facilitadora, que lhe permitirá iniciar o treino prático.

Horários:

  • Treino em Grupo para iniciantes Adultos:
    • Segundas-feiras das 17h45 às 19h
    • Quintas-feiras das 14h às 15h30
    • Sextas-feiras 12h30 às 14h
  • Treino em Grupo para iniciantes Crianças
    • Quartas-feiras 15h45 às 16h30
  • Iniciantes Adolescentes: sob marcação (Em regra geral, as sessões são individuais)
  • Horários de Treino Individual e/ou presencial : sob marcação

Workshops on line de Introdução:

  • Duração: 1h30
  • Valor: 25€. (Este investimento é dedutível do valor do pack de treino caso venha a se inscrever no pack mínimo de 4 sessões)

 


Reserve já o seu lugar

Inscreva-se já

ou ligue 213 180 139
2ª a 6ª feira das 10h às 12h e das 15h às 17h

Sobre Elisa Stern

Elisa Stern, franco-inglesa, vive em Lisboa há mais de 20 anos. Tem um sotaque peculiar, 2 filhos artistas marciais com cinto preto (judo e karaté), e pratica regularmente o Aikido.

As alternativas às dinâmicas agressivas ou passivas cativam-na há muitos anos, e a sua motivação é contribuir para relações mais saudáveis nas empresas, nas famílias e nas escolas. Como formadora e Coach há mais de 18 anos, foi a prática do Aikido e a sua transferência tão relevante e eficaz para as minhas relações, que a motivaram a desenhar e a transmitir o MARTIAL VERBAL ARTS®.

Treinou centenas de dirigentes, em Portugal e nos 2 países onde cresceu (Brasil e Colômbia). Desde Lisboa, acompanha igualmente os mais pequenos (pratica-se a partir dos 8 anos), e intervém junto de escolas, associações e particulares.

A sua fonte constante de inspiração continua a ser a prática regular do Aikido com o Sensei Pablo Durán (5º dan, Aikikai Tokyo) do Dojo da Luz, o Budo, assim como todos os autores aikidocas que já pensaram na analogia marcial/relacional antes de si.

» No ambiente empresarial, o que a move é, o desenvolvimento de uma Cultura construtiva, humanista, concretizadora e cooperativa no seio das empresas, e a prova de que líderes apaziguados e com saudáveis níveis de autoaceitação promovem equipas de sucesso, e resultados sustentáveis.

» No ambiente familiar, é movida para dotar as crianças e os seus educadores de recursos para fazer face construtivamente aos conflitos (críticas, sarcasmos, ofensas, exclusão, etc.), baseando-nos na filosofia da arte marcial do Aikido, e desenvolvendo autonomia em cada pessoa para prevenir à raiz qualquer escalada de agressividade ou violência prevenindo a rutura de relações, o bullying, o assédio, etc.

scroll up