“ACP Elétrico do Ano”: quem prefere os elétricos?

| Revista ACP

Helder Pedro, da ACAP, e Elsa Serra, do ACP, analisam os resultados do estudo do Observatório ACP acerca da adesão à mobilidade elétrica.

@video=bvU8gMRUuuk

No mais recente episódio do podcast do Automóvel Club de Portugal no âmbito do concurso ACP Elétrico do Ano, Helder Pedro, secretário-geral da ACAP, e Elsa Serra, do ACP Autos, analisaram os resultados do estudo mais recente do Observatório ACP sobre mobilidade elétrica.

Depois de revelados os números deste estudo, ambos os convidados mencionam a “maturidade” do mercado de elétricos nacional.

 Helder Pedro chama a atenção para a forma como o crescimento de 32% nas vendas de elétricos em março contrasta com a estagnação do mercado automóvel global.

Porém, o secretário-geral da ACAP ressalva as limitações da infraestrutura de carregamento, ressalvando a importância do cumprimento do regulamento AFiR.

Também neste episódio é abordada a importante diferenciação entre consumidores particulares e empresas, sendo recordado que enquanto estas últimas beneficiam de incentivos fiscais relevantes, os particulares enfrentam maiores obstáculos, como a escassez de apoios e a dificuldade em instalar carregadores em prédios antigos.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A discussão abordou ainda a pressão geopolítica, como o impacto potencial de uma guerra comercial entre blocos económicos, e a entrada de marcas chinesas no mercado europeu.

Por fim, sublinhou-se que a transição energética no setor automóvel exige políticas públicas coerentes, educação do consumidor e investimentos robustos.


Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas


scroll up