“ACP Elétrico do Ano”: como são recicladas as baterias dos elétricos?

| Revista ACP

José Amaral, diretor geral da Valorcar, explica o processo de reciclagem das baterias dos carros elétricos e os seus desafios.

@video=hLxtcCzXKDM

No mais recente episódio do podcast ACP no âmbito do concurso ACP Elétrico do Ano, José Amaral, diretor geral da ValorCar, deu a conhecer o trabalho desta entidade na gestão de resíduos de veículos e, em particular, no complexo processo de reciclagem das baterias de automóveis elétricos.

Neste episódio revela os bastidores de um setor crucial para a mobilidade sustentável.

 

Apesar de a eletrificação automóvel ainda ser incipiente em Portugal, a reciclagem de baterias já avança: só em 2024, foram recolhidas 93 toneladas de baterias de tração, número que tende a aumentar.

A Valorcar, no entanto, ainda lida principalmente com baterias de chumbo, tendo já encaminhado mais de 150 mil toneladas para reciclagem desde 2009.

Com uma rede de cerca de 350 pontos de recolha no país, a entidade gere também baterias de iões de lítio — usadas em veículos elétricos — através de processos complexos realizados por técnicos certificados.

José Amaral destacou que estas baterias passam por desmontagem, separação de componentes e, em alguns casos, reaproveitamento de materiais.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Para tal, uma futura unidade de trituração em Portugal permitirá recuperar materiais valiosos como a "massa negra", útil na produção de novas baterias.

Também foi discutido o reaproveitamento das baterias em aplicações estacionárias, como armazenamento de energia solar, antes de serem recicladas.

A entrevista abordou ainda a evolução tecnológica das baterias e os novos desafios para a reciclagem, com José Amaral a reforçar que Portugal segue as melhores práticas europeias, com infraestrutura de recolha e triagem já operacionais. 

Por fim, o diretor geral da Valorcar reforçou que os condutores podem confiar no sistema de recolha certificado e que, dado o longo tempo de vida útil dos veículos elétricos, a reciclagem em grande escala só se tornará um desafio real dentro de uma década.


Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas


scroll up