ACP-BP

Pub

Mazda acrescenta novos equipamentos ao CX-5

| Revista ACP

O SUV médio da marca está diferenciado para responder às necessidades dos clientes nacionais.

Mazda-CX-5-900

Em Portugal, o Mazda CX-5 surge em 2023 com um conjunto de evoluções, de modo a ir ao encontro das diferentes necessidades dos clientes do segmento dos SUV médios. Sete níveis de equipamento, três motorizações térmicas (a gasolina e diesel) permitindo amplas configurações, cor Rhodium White e acabamentos interiores diferenciados, são as novas propostas apresentadas neste modelo.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ao nível da gama, a Geração 2023 do Mazda CX-5 conta com os mais recentes níveis Newground, Homura e Takumi, passando este último a configurar-se como topo de gama deste SUV. Substitui o anterior patamar High+, permitindo alinhar as denominações dos níveis de equipamento, tendência em linha com a restante gama de modelos Mazda. Para os clientes que não busquem tanta distinção ou dispensem determinados conteúdos, a gama divide-se, ainda, nos níveis de acesso Advantage, Exclusive-Line, Centre-Line e Prime-Line (de entrada), todos eles dotados de características muito próprias.

Visualmente não se registam alterações significativas, mas a marca introduziu neste modelo a nova cor Rhodium White – estreada no SUV maior CX-60 – que permite sublimar a excelência das linhas do design Kodo, tal como acontece com o tom Zircon Sand estreado há um ano. Também foi revisto o nível dos materiais empregues, das soluções de segurança do vasto pacote i-Activsense, bem como nas soluções de apoio à condução, de conectividade e de conforto a bordo.

Mas a maior novidade da geração 2023 do Mazda CX-5 resulta da integração, de série, do sistema inteligente Mazda M Hybrid nos blocos a gasolina, que passam, por isso, a ter a referência e-Skyactiv G. Compacto e eficiente, este sistema mild hybrid possui um Gerador de Arranque Integrado (ISG) acionado por correia e uma bateria de iões de lítio de 24V, solução que gera mais ganhos em termos de consumos, reciclando a energia recuperada durante a desaceleração para alimentar o ISG, funcionando como um motor elétrico, em apoio ao motor térmico. O upgrade complementa o sistema Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive), que permite a seleção de diferentes Modos de Condução, de acordo com as situações do quotidiano, tudo assente na evolução do conceito Skyactiv-Vehicle Architecture da Mazda, que mantém em grande destaque o inegável e inigualável prazer de condução Jinba Ittai.

A oferta mecânica mantém a divisão entre os comprovados motores diesel Skyactiv-D (de 2.2 litros, com 150 cv ou 184 cv) e a gasolina e-Skyactiv G (2.0 de 165 cv e 2.5 de 194 cv, ambos agora mild hybrid), que potencialmente se podem associar a caixas de seis velocidades manuais ou automáticas e a sistemas de tracção a duas rodas ou integrais (i-Activ AWD), para uma vasta abrangência de possibilidades. Os preços iniciam-se nos 44.339,43€ (com IVA).

scroll up