Ursula von der Leyen está “preparada para todos os cenários” comerciais com os EUA

| Revista ACP

A reação da presidente da Comissão Europeia surge na sequência da ameaça de Trump em aumentar as tarifas de 25% sobre os veículos europeus.

Ursula-840

Ursula von der Leyen afirmou hoje, dia 5 de maio, que a União Europeia (UE) está “preparada para todos os cenários” comerciais com os Estados Unidos, mas avisou o Presidente, Donald Trump, que “um acordo é um acordo”. “Um acordo é um acordo e nós temos um acordo e a essência desse acordo é prosperidade, regras comuns e fiabilidade”, afirmou em conferência de imprensa em Erevan, no final da cimeira UE-Arménia.

A presidente da Comissão Europeia respondia a uma pergunta sobre como é que a UE tenciona reagir às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 25% sobre os automóveis e camiões europeus, por considerar que o bloco está a violar o acordo comercial negociado em agosto. Von der Leyen frisou que tanto a UE como os Estados Unidos estão atualmente a “implementar esse acordo, respeitando os diferentes procedimentos democráticos” em vigor, sugerindo que os norte-americanos também ainda têm etapas por concluir.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Do lado da UE, estamos nas etapas finais da implementação dos compromissos pautais restantes, mas o compromisso dos Estados Unidos de alinhar-se com os tetos acordados também ainda está pendente”, recordou, antes de deixar um aviso. “Queremos, com este trabalho, alcançar ganhos mútuos, cooperação e fiabilidade, mas estamos preparados para todos os cenários”, frisou.

A seu lado, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, igualmente presente nesta conferência de imprensa, não quis comentar diretamente esta matéria, frisando que é a Comissão Europeia que tem “plena competência” em matéria comercial na UE. “Posso apenas acrescentar que, no que me toca a mim e aos 27 Estados-membros, apoiamos plenamente o trabalho da Comissão Europeia e da presidente Von der Leyen”, afirmou.

scroll up