Morreu Paolo Pininfarina (1958-2024)

| Revista ACP

Neto de Battista Pininfarina, Paolo era presidente do Pininfarina Group desde 2008.

Paolo-Pininfarina-and-Electric-Hypercar-Battista

O mundo automóvel está, novamente, de luto. Depois da morte de Marcello Gandini há cerca de um mês, Paolo Pininfarina faleceu a 9 de abril.

Neto Battista Pininfarina, fundador da famosa casa italiana, Paolo Pininfarina nasceu a 28 de agosto de 1958, em Turim, e faleceu aos 65 anos.

Licenciado em Engenharia Mecânica, trabalhou em marcas como a Cadillac, Honda e General Motors antes de ingressar na empresa da sua família em 1982.

Em 1987 assumiu as funções de presidente e diretor executivo da Pininfarina Extra S.p.A., uma empresa dentro do grupo dedicada ao design industrial, náutico, aeronáutico, de mobiliário e também à arquitetura.

Apenas um ano depois passou a integrar o Conselho de Administração e desde 2002 que era membro do Comitê de Gestão da «casa-mãe», a Pininfarina S.p.A.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Em 2006 assumiu a vice-presidência da Pininfarina S.p.A. e apenas dois anos depois, em 2008, passou a ser o seu presidente após o falecimento do seu irmão, Andrea, cargo que ocupou até agora.

Durante os anos que esteve à frente dos destinos da Pininfarina foram vários os projetos com assinatura da casa italiana, mas houve dois que lhe foram especialmente queridos.

O primeiro foi o protótipo Sergio, baseado numa mecânica Ferrari e criado em 2013 em homenagem ao seu pai; o segundo foi o hipercarro elétrico Battista, que o próprio Paolo Pininfarina deu a conhecer no Salão de Genebra em 2019.

scroll up