BYD já ultrapassou a Tesla nas vendas de elétricos

| Revista ACP

Números das vendas mundiais de automóveis elétricos no 1º semestre revelam nova liderança, com os chineses a suplantar os americanos.

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No mundo em rápida evolução dos veículos eléctricos (VE), o ano de 2023 está a revelar-se um momento crucial, com o setor a sofrer uma transformação significativa em termos de quota de mercado. Embora a Tesla seja há muito sinónimo de carros eléctricos, tem havido uma mudança notável na dinâmica da quota de mercado global, com a BYD, sediada na China, a roubar as atenções.

Segundo os dados compilados pela Finbold, no primeiro semestre de 2023 a BYD vendeu 1,191,405 veículos elétricos, representando uma média de 198,567 unidades por mês. Estes números ultrapassam por mais de 300 mil unidades o total de veículos vendidos pela Tesla, que somou 888.879 automóveis entre janeiro e junho. Durante os primeiros seis meses de 2023, o fabricante americano de veículos eléctricos vendeu em média 148 146 veículos por mês. Entre os oito maiores vendedores de veículos eléctricos, apenas estão representados fabricantes da China, Alemanha e Estados Unidos. A China é responsável por quatro fabricantes, ou seja, 50% da lista.

O fenómeno BYD

A notável ascensão da BYD ocorreu apesar das persistentes preocupações relativas à qualidade e segurança dos veículos eléctricos chineses. A empresa tem estado frequentemente na sombra de gigantes do sector, como a Tesla e outros operadores tradicionais. No entanto, vários factores impulsionaram o sucesso dos veículos eléctricos da empresa, com uma contribuição significativa do mercado interno.

O primeiro é o preço mais baixo dos modelos face à concorrência, oferecendo uma relação qualidade/preço considerada boa, coincidindo com a procura local de produtos caseiros a preços acessíveis num contexto de abrandamento da economia chinesa. 

O facto de a BYD fabricar a maior parte dos componentes de que precisa contribui ainda mais para a redução dos custos, e os componentes que não produz estão facilmente disponíveis junto dos fornecedores chineses. Um fator que tem sido valioso numa época caracterizada pelas inúmeras perturbações das cadeia de abastecimento desencadeadas pela pandemia, que afectaram fabricantes como a Tesla e não só.

Mas subsidiação governamental também tem um grande peso no atual posicionamento de mercado da BYD. Estes subsídios fazem parte do esforço da China para abandonar os veículos a gasolina e tornar-se um líder mundial em matéria de energias renováveis. Além disso, o governo oferece incentivos como subsídios e reduções fiscais para encorajar a adoção de veículos com baixas emissões.

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As tentativas da Tesla para recuperar o atraso

A Tesla é uma das pioneiras dos veículos eléctricos e tem trabalhado para assegurar a disponibilidade global de elétricos. Como muitas outras empresas, sofreu múltiplas interrupções na cadeia de abastecimento devido à pandemia, o que afectou a produção.

A empresa implementou várias medidas estratégicas para impulsionar as vendas, sendo uma delas a questão dos preços, através de uma redução significativa, especialmente dos modelos mais antigos. Embora estas reduções de preços tenham gerado controvérsia nos atuais proprietários, o CEO Elon Musk deu a entender, em julho, que a empresa poderá continuar com essas reduções.

Note-se que a China se encontra entre os principais mercados da Tesla e que a empresa também reduziu os preços na região, aumentando simultaneamente os descontos e outros incentivos para gerir o inventário e proteger contra a concorrência e a incerteza económica.

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