Fiat 500 elétrico com 320 km de autonomia

|AUTOCLUBE

A FCA chegou tarde ao mundo dos veículos totalmente elétricos, mas surpreendeu com a terceira geração do 500.

new-fiat-500-840

Para apoiar o desenvolvimento da estratégia do novo 500, inspirada na mudança e no desejo de dar à Terra um futuro melhor, a Fiat aliou-se a uma estrela empenhada, há mais de 20 anos, no combate às alterações climáticas e na defesa da biodiversidade: Leonardo DiCaprio. O ator e ativista americano abraçou a filosofia do novo 500 e quis dar o seu aval à missão da Fiat.

Ao projetar o novo 500, os engenheiros começaram por uma folha de papel em branco, de modo a poderem debruçar-se sobre todos os aspetos com total atenção aos pormenores e escolher as melhores soluções. A autonomia e o tempo de carregamento são dois elementos-chave para os clientes. As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh, dão a este modelo uma autonomia até 320 km no ciclo WLTP.

Para otimizar o tempo de carregamento, o novo 500 está equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para carregar a bateria com grande rapidez. Por exemplo, são precisos apenas 5 minutos para constituir uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilómetros, mais do que suficiente para a utilização diária média. O carregador rápido pode também carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. A tomada Combo 2, localizada no painel traseiro direito da viatura, fornece energia ao carregador rápido tanto em corrente AC como DC.

Em termos de estilo, o novo 500 implementa a mobilidade futura de um modo totalmente italiano, juntando o grande legado das duas gerações precedentes. Este citadino icónico que mantém proporções estilísticas e design depurado, um sinal dos nossos tempos. Clássico, atraente e enraizado em 63 anos de história. Durante a fase de design, o Centro de Estilo Fiat trabalhou com linhas sóbrias, utilizando uma linguagem consistente para definir o visual da terceira geração: fresco, avançado e compacto, mas mais sinuoso e elegante, elaborado em torno de uma abordagem mais ligada às proporções do chassi. Isto tornou-o atraente em termos espaciais, proporcionando uma perceção de maior estabilidade e de dimensões mais imponentes.

Também o interior do 500 elétrico é completamente novo, com claras referências a elementos da primeira geração. Isto está patente no amplo tabliê e nas soluções de arrumação modular entre os bancos dianteiros, onde originalmente estava colocada a alavanca de velocidades, melhorando significativamente o conforto percebido. Há mais espaço para os ombros e para as pernas, enquanto o fundo plano consegue albergar as baterias de iões de lítio sem comprometer a capacidade da bagageira, que permanece inalterada. O resultado é um ambiente bem concebido e mais desanuviado, com menos botões e com linhas alegres e harmoniosas que têm tudo a ver com sustentabilidade.

O Fiat 500 sempre foi sinónimo de entusiasmo. E a terceira geração está pronta para surpreender, mesmo antes de se carregar no botão da ignição. O novo 500 estreia em versão cabrio: o primeiro descapotável de quatro lugares com zero emissões: todo a céu aberto, todo elétrico, todo silencioso. Como ícone de La Dolce Vita, teve de renascer para despertar todo o charme das suas formas e do seu som. Sobre o tema do som, eis outro exclusivo elemento do novo citadino, que estará disponível numa fase posterior: o Sistema de Alerta Acústico do Veículo (Acoustic Vehicle Alert System - AVAS), um aviso sonoro para peões, obrigatório a velocidades até 20 km/h; o som escolhido não é o de um aviso comum, mas sim a música de Amarcord, de Nino Rota, ao mais puro estilo Dolce vita, exemplo da mais genuína criatividade italiana.

Disponível nas cores Cinzento Mineral (que evoca a Terra), verde Ocean (representando o mar) e Azul Celestial (uma homenagem ao céu), a edição de lançamento “la Prima” já está disponível para pré-encomenda e em Portugal pode ser encomendado a partir de 16 de março através de um sistema de pré-reserva online em www.fiat.pt, seguindo um simples procedimento de apenas três cliques. O preço do novo 500 “la Prima” Cabrio, incluindo Easy WallboxT, é de 37.900 € (não incluindo benefícios ambientais do país).

scroll up