ACP-BP

Pub

Os melhores Ferrari são... todos?

| Revista ACP

São cerca de quase 200 modelos da marca italiana lançados desde 1940. Quais são os melhores? escolha, se faz favor.

ferrari 250gto_1920

É relativamente "fácil" mergulhar com sucesso no mundo do automobilismo. Criar um modelo que atinge a velocidade mais alta ou que faz dos 0 aos 100 km/h em poucos segundos faz com que uma marca se torne o "sabor do mês" para as revistas do setor. Mas criar uma marca que consiga estar sempre na crista da onda já é outra conversa, por requerer algo muito maior. E no que toca a desportivos não há maior força da natureza do que aqueles carros de cor "rosso corsa", com um cavalo empinado em fundo amarelo.

Falamos, claro, da Ferrari, uma marca que escusa grandes apresentações. Ainda assim, a pergunta é válida: como é que a casa criada por Enzo Ferrari conseguiu atingir os píncaros num setor tão saturado? Simples: através de inovações persistentes em estilo e experiência de condução. Qual o melhor? vamos dar-lhe matéria para fazer a sua propria análise. 

Esta consistência na sublime perfeição ao criar carros desportivos só se torna clara quando se olha para toda a produção da Ferrari ao longo de quase 80 anos. Neste vídeo, ao longo de quatro minutos, passe os olhos pelo nascimento, o renascimento e a evolução constantes daquela  que é por muitos considerada a marca mais valiosa da história do automóvel. Ver desfilar todos os Ferrari já feitos é uma experiência visual fascinante para todos os fãs de carros e, na verdade, para os estetas em geral.

Grand Tourers

O conceito GT foi criado com a ideia de uma longa viagem, tipo travessia de um continente, com estilo, velocidade e conforto. Naturalmente, a Ferrari, logo com o divino 166 Inter, de 1948, estabeleceu o ponto de referência para a excelência nestes três critérios. A lista dos GTs clássicos da Ferrari parece um "Hall of Fame" do automobilismo e seus modelos mais recentes mostram que a marca ainda está totalmente decidida a ultrapassar barreiras em vez de descansar sobre os louros.

 

 

One-offs

O conceito de "One-off" é muito fácil de explicar: um só modelo fabricado, pronto para circular, com a intenção de servir de montra ou mesmo de teste para várias soluções mecânicas, de design ou tecnológicas. A Ferrari provou ao longo das décadas que trabalha duro para cultivar a lealdade que faz de seus fãs e colecionadores os mais dedicados do mundo. Um dos benefícios de ser um verdadeiro super-proprietário é que, de vez em quando, a equipe de produção da Ferrari os convida a participar na criação de um "One-Off", ou seja, completamente único. Os resultados podem variar, mas se é um colecionador obsessivo (como Eric Clapton, com seu elegante SP12 EC), nada pode ser comparado a ter um Ferrari feita apenas para si.

 

Protótipos Desportivos

Os protótipos de modelos desportivos da Ferrari eram, historicamente, os topo da marca. Por causa de regulamentações, os participantes da maioria das corridas (como por exemplo Le Mans) precisavam de basear o modelo de corrida no chassis de um carro de produção. As inovações que a Ferrari introduziu nas corridas, como aerodinâmica, mecânica, motores e direção, foram pioneiras através dos seus protótipos desportivos. Confira de que forma esses modelos foram evoluindo ano após ano.

A Ferrari criou muitas obras-primas ao longo de sua existência, mas apesar de mais de 200 modelos serem produzidos, não há dois carros iguais. A Ferrari sempre foi notável pela sua disposição de rasgar conceitos e criar algo ousado e radicalmente novo. Ver como a marca consegui isso ao longo de oito décadas é olhar para o trabalho de um verdadeiro génio do automobilismo.

scroll up