ACP-BP

Pub

Renault dá novo passo na conetividade entre veículos

| Revista ACP

A marca francesa vai iniciar o projeto SCOOP para testar a conetividade entre veículos em condições de circulação real.

RenaultScoop1

O SCOOP (Sistema Cooperativo) é um projeto piloto de implementação, em condições reais de circulação, da conetividade entre veículos e entre veículos e infraestruturas, desenvolvido em parceira com organismos oficiais, coletividades, gestoras de infraestruturas, universidades e centros de pesquisa e estudos científicos.

O Grupo Renault vai produzir mil Mégane equipados com este sistema que utiliza tecnologias que antecipam os automóveis autónomos e conetados, com captores e calculadores que recolhem e processam várias informações, como a velocidade, o ângulo do volante, a potencial perda de aderência devido às condições climatéricas, o desencadear dos airbag, etc.

Se for detetado um problema, o automóvel emite, automaticamente, uma mensagem de alerta a todos os automóveis equipados com o SCOOP e para as unidades fixas existentes ao longo das estradas. No caso de um acidente significativo, estas unidades fixas informarão as equipas de socorro. No quadro da pré-implementação do projeto, estas unidades fixas serão distribuídas ao longo de 2 000 km de estradas em França.

scroll up