Jeep Compass promete redefinir o espírito de aventura

| Revista ACP

O novo modelo continua fiel ao ADN Jeep, oferecendo uma capacidade lendária, robustez e tecnologia de ponta.

Jeep-Compass-840

A Jeep apresenta a mais recente evolução do seu bem-sucedido Compass, um C-SUV. Construído para incorporar a capacidade, a robustez e a atitude distintiva da marca Jeep, o novo Compass combina versatilidade com tecnologia de ponta. A produção e as vendas do modelo mais globalmente disponível da marca começam na Europa, antes de se expandirem para outros mercados.

O novo Jeep Compass é uma afirmação ousada e inconfundível, apresentando um design que capta a essência da lendária herança da marca Jeep, ao mesmo tempo que abraça a inovação moderna. É construído sobre a inovadora plataforma STLA Medium da Stellantis, especificamente concebida para suportar a eletrificação nos segmentos C e D. Esta plataforma inovadora garante uma autonomia excecional, capacidades de carregamento rápido, eficiência otimizada e alto desempenho sem comprometer a acessibilidade.

O seu design foi meticulosamente concebido para proporcionar um desempenho melhorado e um estilo icónico. Fiéis ao legado da marca Jeep, as caraterísticas icónicas da Jeep, como a inconfundível grelha de sete aberturas, as cavas das rodas trapezoidais e as proteções de revestimento robustas, foram cuidadosamente integradas para honrar a herança da marca, assegurando simultaneamente que o veículo mantém a sua proeza todo-o-terreno e o seu visual caraterístico. O novo Jeep Compass foi também concebido tendo em mente a funcionalidade e a segurança; a adição do escudo modular anti riscos Jeep e os para-choques reforçados proporcionam uma proteção melhorada para ambientes urbanos e todo-o-terreno. Além disso, para garantir uma proteção ótima, o radar do veículo foi reposicionado para evitar danos em espaços apertados ou ao encontrar obstáculos.

Além das suas proezas fora de estrada, o Compass oferece mais espaço interior e uma versatilidade notável, continuando a ser um dos veículos mais compactos fabricados a partir da plataforma STLA Medium, com apenas 4,55 m de comprimento total. Oferece agora 55 mm de espaço adicional para as pernas, um compartimento de arrumação interior dianteiro maior, com 34 litros, e uma capacidade de bagageira aumentada em 45 litros, atingindo os 550 litros. A divisão do banco traseiro 40/20/40, de série em todas as versões, permite a máxima flexibilidade, tornando-o tão funcional para o transporte de passageiros como de carga.

Com uma gama completa de grupos propulsores que cobrem amplamente o segmento, o novo Compass irá aumentar ainda mais a liberdade de escolha que a Jeep oferece aos seus clientes com um Híbrido 48V de 145 cv; um Híbrido Plug-in de 195 cv e 3 versões BEV, que vão desde os 213 cv na versão de tração dianteira até aos impressionantes 375 cv na versão de tração integral. Para atingir estes impressionantes 375 cv, a Jeep introduziu na plataforma, em exclusivo para a marca, um novo motor elétrico traseiro dedicado e mais potente que fornece 49 kW adicionais de potência de pico e até 232 Nm de binário. Associando isto a um redutor traseiro de 14:1, traduz-se num impressionante binário de 3.100 Nm disponível nas rodas traseiras. Isto proporciona a máxima tração nas situações mais difíceis, com a capacidade de subir uma inclinação de 20%, mesmo com zero tração nas rodas dianteiras.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O carregamento elétrico também está ao nível dos padrões mais elevados, com uma solução rápida DC de 160 kW que oferece um tempo de carregamento de 30 minutos (20-80%) e um carregador de bordo até 22 kW. A autonomia BEV de até 650 km é outro atributo fundamental da oferta de propulsão, posicionando o novo Jeep Compass para ser altamente competitivo, mesmo nas fases avançadas da eletrificação, com uma eficiência aerodinâmica melhorada e sem comprometer o carácter prático e o espaço do veículo. O CX foi melhorado em 10%, atingindo um valor inferior a 0,3, introduzindo elementos como: Grelha ativa integrada diretamente no para-choques dianteiro, condutas de ar nas rodas dianteiras e traseiras, arestas traseiras acentuadas e uma conceção da parte inferior da carroçaria totalmente plana.

scroll up