O novo modelo da Lamborghini não será para todas as carteiras, mas pelo design e performance de produção limitada, tem de ser do conhecimento geral. Fenomeno é o superdesportivo híbrido mais potente de sempre criado pela Lamborghini.
Revelado no evento The Quail, evento que decorreu no dia 15 de agosto, nos EUA, durante a Monterey Car Week, e celebra a excelência no mundo automóvel, o Fenomeno leva ao extremo os elementos mais representativos do design da Lamborghini, prestando homenagem aos modelos eclusivos de edição limitada da marca de luxo italiana – Reventón (2007); Sesto Elemento (2010); Veneno (2013); Centenario (2016); Sián (2019); Countach LPI 800-4 (2021).
“O Fenomeno introduz as soluções técnicas mais avançadas da nossa história, ultrapassando os limites da performance e do design, ao mesmo tempo que homenageia os valores e conquistas que fazem parte integrante do nosso ADN”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
O Fenomeno está equipado com um motor V12 atmosférico, que assegura uma potência de 835 cv. O sistema híbrido assegura 245 cv. No total, este modelo tem uma potencia de 1.080 cv.
Vai dos 0 aos 100 km/h em 2,4 segundos e é capaz de atingir uma velocidade acima dos 350 km/h.
A relação peso/potência é também a melhor da história da marca: 1,64 kg/cv.
Os dados de consumo de combustível e emissões encontram-se, ainda, em fase de homologação.
A pré-venda deste modelo está em curso, com um preço de venda a rondar os 3,5 milhões de dólares (3 milhões de euros aproximadamente). A produção deste carro está limitada a 30 unidade, sendo que apenas 29 serão entregues a clientes. Uma será para o museu da marca.