Citroën aposta no segmento médio com o ë-C4 X

| Revista ACP

Novo modelo elétrico junta a elegância de um fastback ao requinte de uma berlina de 4 portas e tem atitude de um SUV.

e-C4-X-900

O Citroën ë-C4 X 100% Elétrico, destaca-se pela sua silhueta do tipo fastback, elegante e, ao mesmo tempo, impactante, graças à sua postura SUV e não prescinde do muito espaço a bordo normalmente encontrado numa berlina de quatro portas. Graças ao motor de 100 kW de potência e autonomia até 360 quilómetros em ciclo WLTP, é o único automóvel 100% elétrico do mercado a oferecer esta inédita combinação de design, bem como elevados níveis de conforto e habitabilidade no segmento médio de automóveis de grande consumo.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Visto de perfil, a linha dinâmica do tejadilho prolonga-se, elegantemente, desde o topo do para-brisas até ao painel superior do portão traseiro, enquanto a saliência traseira esconde o comprimento necessário para alojar a ampla bagageira de 510 litros. O painel traseiro sobre a bagageira, que se desdobra até ao para-choques traseiro, integrando um suave spoiler na parte superior, sobre os rebordos subtis e o lettering Citroën ao centro. O painel inclina-se ligeiramente para a frente da viatura, o que reforça o olhar prestigioso do design traseiro e acentua o aspeto energético.

Os novos faróis traseiros LED característicos surgem colocados em ambos os lados da abertura da bagageira e assumem linhas esculpidas quando abertos, inserindo-se nos cantos e ao longo das laterais do modelo. Terminam em forma de seta em frente à porta traseira, o que amplifica, ainda mais, o dinamismo da silhueta. Sob a abertura da bagageira, o para-choques traseiro é esculpido, e a saia inferior do para-choques tem acabamento preto mate para maior proteção e durabilidade. Inserções pretas brilhantes adicionam detalhe e elegância, enquanto as aberturas laterais exteriores distintivas recordam a robustez do C5 Aircross.

A secção frontal ostenta a assinatura da Citroën com um design arredondado. O capô alto e horizontal é pontuado por entalhes côncavos, e os característicos chevrons cromados estendem-se a toda a largura da carroçaria, estendendo-se aos faróis dianteiros de dupla altura, utilizando a tecnologia de iluminação Citroën LED Vision para reforçar o ADN de elevado teor tecnológico do veículo e garantir a máxima visibilidade. A saia inferior em preto mate do para-choques dianteiro está ligada aos elementos de proteção lateral e traseiros, enquanto as grelhas de entrada de ar usam um padrão "macro chevron", semelhante ao inaugurado no Concept 19-19 e visto nos modelos mais recentes. A grelha inferior hexagonal é ladeada, de cada lado, por faróis de nevoeiro com contornos distintos.

O novo ë-C4 X beneficia de uma interface de infotainment de nova geração de Citroën, estreada no Citroën C5 X. A nova interface conta também com o reconhecimento de voz natural, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo através do comando "Olá Citroën", e que compreende a conversação, responde às perguntas e executa os seus comandos de voz. Este sistema é capaz de compreender 20 idiomas, fornecendo um feedback visual e respondendo a muitos comandos dos sistemas integrados no veículo, tais como a climatização, os media de áudio, serviços telefónicos e de voz conectados.

Graças à sua forma aerodinâmica e à unidade elétrica eficiente permite ainda que os condutores acedam a zonas de tráfego de baixas emissões, num número crescente de cidades, onde possa ser proibido o acesso a veículos convencionais, a gasolina ou a gasóleo. A unidade elétrica de 100 kW é potente e enérgica em todas as condições de condução, disponibilizando 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo, passando dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport, e atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo iões e lítio de elevada tensão (400 V).

A travagem regenerativa permite ao condutor recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia durante a viagem, amplificando a desaceleração da viatura sempre que não pressione o pedal do travão, recuperando, assim, alguma da energia que, de outra forma, se perderia. Estão disponíveis três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – sendo ativados pelo seletor de modo da consola central. Para uma maior tranquilidade, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

De forma a facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wall box em casa. A gestão do carregamento é fácil e pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser predefinidos utilizando a interface tátil My Citroën Drive Plus, da viatura, ou a aplicação My Citroën. A ligação do automóvel ao sistema não poderia ser mais fácil graças à entrada de carregamento ergonómica, podendo os cabos ser armazenados sob o piso da bagageira. Um indicador colorido na tomada de carregamento permite que os utilizadores monitorizem o processo, que também pode ser acompanhado na app My Citroën.

A Citroën proõem o novo 100% elétrico ë-C4 X com quatro níveis de equipamento, seis cores exteriores, seis ambientes interiores e quatro Packs Color. Os preços iniciam-se nos 40.191 euros.

scroll up