Descobertas fotografias da carrinha Opel Blitz de 1937

| Revista ACP

Não passou de um protótipo apesar de mostrar estar à frente do seu tempo e abrir caminho para a tradição dos comerciais ligeiros da marca.

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Os especialistas da Opel Classic descobriram, num leilão, fotografias antigas da Opel Blitz. A descoberta transformou-se numa revelação daquilo que poderia ser a inovadora carrinha de entregas da marca, em meados dos anos 30. Apesar de ser uma proposta inovadora na época, nunca chegou à linha de produção. "Não existiam tais fotografias no arquivo histórico da Opel. Tanto quanto sabemos, nenhuma publicação tinha alguma vez relatado o veículo. O conhecimento deste protótipo único esteve desaparecido durante décadas", afirmou Leif Rohwedder, responsável por aquele departamento da marca.

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As imagens mostram o design pioneiro de uma carrinha compacta que foi, aparentemente, desenvolvida e que podia ser conduzida. O nome do projeto foi escrito a lápis na parte de trás das fotografias: 1.5-23 COE. Os números referem-se à cilindrada do motor (1.488 cc) e à distância entre eixos aproximada (2.400 mm). A sigla "COE" significa "cab over engine", ou seja, cabina sobre o motor, em português.

O conceito era muito avançado para a década de 1930. Comparativamente aos veículos com um capot longo convencional, o design permitiu dimensões exteriores mais compactas, mantendo ao mesmo tempo um grande volume de carga. O motor estava localizado por baixo ou ligeiramente à frente do banco corrido.

Antes do início da II Guerra Mundial, este tipo de veículo só existia nos EUA, Alemanha e França. Havia apenas dois veículos do tipo COE alemães, ambos do início da década de 1930. Cada um tinha uma cabina muito básica em forma de caixa e eram movidos por motores a dois tempos de dois cilindros. Nenhum deles foi muito bem-sucedido. Nessa altura, o mercado preferia veículos que tivessem um capot longo, como os camiões da classe de 0,3 a 3,0 toneladas, líderes na classe, propostos pela Opel.

Apesar de ser uma proposta à frente do seu tempo, esta carrinha de entregas ficou-se por isso mesmo. Nunca entrou em produção, por motivos provavelmente agravados pelos preparativos da Alemanha para entrar no conflito, numa altura em que os veículos comerciais ligeiros não eram necessários.

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