ACP-BP

Pub

Vidro especial para invisuais sentirem a paisagem

| Revista ACP

“Feel the View” é o novo projeto Ford que pode tornar uma viagem de carro memorável, mesmo para quem não vê.

fell the_view

A Ford apoiou o desenvolvimento do "Feel the View", um vidro que permite aos invisuais sentirem a paisagem enquanto viajam no interior de um automóvel. Realizado pelos italianos da Aedo, uma start-up especializada em dispositivos destinados a invisuais, este sistema transforma a superfície de uma janela de automóvel num ecrã transparente e táctil. O "Feel the View" recolhe a imagem exterior captada por uma câmara e transforma-a em estímulos sensoriais perceptíveis ao tato.

O software transforma as imagens numa escala de cinzentos de alto contraste, que é reproduzida no vidro graças a um sistema de LED’s. O vidro, ao ser tocado pelo utilizador, emite vibrações percetíveis, podendo chegar a 225 intensidades diferentes: quanto menor for a intensidade do cinzento, maior será a intensidade da vibração. Deste modo, graças à exploração táctil de toda a janela, o cérebro consegue reconstruir os volumes que formam a paisagem, permitindo que a viagem possa ficar na memória de um invisual.

scroll up